29 de julho de 2022

Grupo treinou em Salto/SP para a competição continental (Divulgação/CBB)

A Seleção Brasileira está definida para a nova edição do Sul-Americano, que tem início nesta segunda-feira (1/8) em San Luis, na Argentina. A estreia será contra a Colômbia, adversária nas semifinais de 2018, a partir das 18h30 de Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal da FIBA no YouTube.

Após o período de treinamentos, em Salto (SP), a comissão técnica chefiada por José Neto divulgou as 12 jogadoras que viajam neste sábado para a competição que vale quatro vagas na AmeriCup 2023.

Dez delas entraram em quadra pela LBF 2022. O Sampaio Basquete lidera as convocações, com quatro representantes: a armadora Alana, as alas Tainá Paixão e Patty e a pivô Érika de Souza. Também chamadas com frequência, Débora (armadora, Ituano Basquete) e Isabela Ramona (ala, Sodiê Doces/Mesquita/LSB) integram o grupo que abre o ciclo Paris-2024.

Destaques da atual edição da liga, Leila (ala, Unisociesc/Blumenau), Manu de Oliveira (ala/pivô, Vera Cruz Campinas), Sassá (ala/pivô, AD Santo André) e Sossô (SESI Araraquara) ganharão a oportunidade de vestir a camisa verde e amarela.

“A maioria das jogadoras já conhece o nosso método e vamos entrosar com as novas que estão chegando. Queremos um grupo forte e coeso, e com esse propósito de disputar o titulo do sul-americano e trazer essa medalha para o Brasil”, explicou o treinador José Neto, em comunicado oficial da CBB.

Completam a lista as pivôs Kamilla e Stephanie Soares, que atuam no basquete universitário dos Estados Unidos.

A seleção esteve concentrada na cidade do interior paulista desde o último dia 19, após as semifinais que classificaram Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas à decisão da LBF.

O Brasil está no grupo B do Sul-Americano, disputado no ginásio Ave Fénix, em San Luis. Além das colombianas, enfrenta na primeira fase o Chile e o Uruguai. No Grupo A, disputado em Villa Mercedes, a 95 quilômetros de distância, estão a anfitriã e atual campeã, Argentina, Paraguai, Venezuela e Equador. Os dois primeiros de cada grupo vão à semifinal na sexta, 5. A decisão acontece no sábado, 6 de agosto, na Arena La Pedrera, em Villa Mercedes.

O Brasil é o maior campeão da história do Sul-Americano feminino, que começou a ser disputado em 1946. São 26 títulos ao todo, com seis medalhas de prata e duas de bronze. O último título da Seleção veio em 2016, em Barquisimeto, na Venezuela. Em 2018, na última edição realizada, a Seleção foi vice-campeã do torneio.

Com 26 títulos, Brasil é o maior vencedor absoluto da competição; última conquista foi em 2016, na Venezuela (Divulgação/FIBA)

SUL-AMERICANO 2022

San Luis, Argentina – 1 a 6 de agosto

Jogos do Brasil na 1ª fase:

Transmissão: canal da FIBA no YouTube

Ginásio Ave Fénix

1 de Agosto
18h30 – Brasil x Colômbia

2 de Agosto
18h30 – Brasil x Uruguai

3 de Agosto
18h30 – Brasil x Chile

CONVOCAÇÃO 

ARMADORAS

Débora Costa – Ituano Basquete
Alana Gonçalo – Sampaio Basquete

ALAS/ARMADORAS
Tainá Paixão – Sampaio Basquete
Sossô – SESI Araraquara
Isabela Ramona – Sodiê Doces/Mesquita/LSB

ALAS
Patty – Sampaio Basquete
Leila – Unisociesc/Blumenau

ALAS/PIVÔS
Sassá – AD Santo André
Manu – Vera Cruz Campinas
Stephanie Soares – Iowa State Unversity-EUA

PIVÔS
Érika de Souza – Sampaio Basquete
Kamilla Soares – South Carolina Gamecocks-EUA