Os Estados Unidos seguem dominantes nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira (16/08), na Arena Carioca 1, o time norte-americano viu o Japão atuar de igual para igual na primeira etapa, mas na segunda parte do jogo as atuais pentacampeãs olímpicas tiveram atuação quase que perfeita e garantiram vaga na semifinal ao terminarem o jogo com vitória por 110 a 64.

É muito ponto: De longe o time que mais faz ponto na Olimpíada do Rio, os Estados Unidos tiveram mais um dia iluminado nos arremessos. Donas da média de 104 pontos de média na primeira fase, as norte-americanas mostraram desempenho mais dominante ainda nas quartas de final.

Falando em ponto…: A equipe norte-americana contou com 11 das 12 atletas de seu elenco anotando ponto na partida contra o Japão. Além disso, sete delas acabaram o jogo com dez ou mais pontos anotados.

Destaques: No meio de tantas atuações importantes, os Estados Unidos contaram com o protagonismo da ala Maya Moore, com 19 pontos, três assistências e três rebotes, e da experiente armadora Diana Taurasi, com 19 pontos e três rebotes.

Com mão mais do que afiada, Maya Moore foi uma das destaques de mais uma vitória esmagadora dos Estados Unidos no Rio 2016 (Divulgação/FIBA)

Com mão mais do que afiada, Maya Moore foi uma das destaques de mais uma vitória esmagadora dos Estados Unidos no Rio 2016 (Divulgação/FIBA)

Bem que tentaram: Pelo lado japonês, destaque para as alas Ramu Tokashiki, com 14 pontos e três rebotes, e Mika Kurihara, com 12 pontos e três rebotes, e da armadora Sanae Motokawa, com 12 tentos anotados.

Quem será? Após a vitória, os Estados Unidos esperam o vencedor do confronto entre França e Canadá para saberem quem será seu adversário na semifinal do torneio olímpico de basquete feminino do Rio.

Diferente: O começo do jogo válido pelas quartas de final do Rio 2016 foi um pouco diferente para os Estados Unidos. Depois de dominar toda a fase de grupos, a equipe norte-americana entrou em quadra e teve de encarar um Japão que jogou muito duro no período inicial. Mesmo diante de uma grande atuação japonesa, as norte-americanas tiveram boa eficiência nas tentativas dentro do garrafão e também nos tiros de 3 pontos e venceram o 1º quarto por 30 a 23.

Sem vida fácil: No período seguinte, o Japão manteve a mesma pegada dentro de quadra, e não deu “moleza” aos Estados Unidos em nenhum momento. Com mão afiada na linha dos três pontos, com quatro tiros certos em três tentados, o país asiático fez mais um período de igual para igual, mas viu o time norte-americano vencer a parcial por 26 a 23 e ir para os vestiários vencendo por 56 a 46.

Vitória encaminhada: Já com uma grande vantagem construída, os Estados Unidos mostraram todo seu favoritismo no terceiro período. Com mais um período eficiente ofensivamente, com 25 pontos anotados, o time norte-americano mostrou defesa totalmente diferente da primeira etapa, cedeu apenas 13 pontos, e aumentou sua liderança para 81 a 53.

Só confirmou: Os Estados Unidos abriram o último período com grande corrida de 12 a 0 e deixaram o placar em 93 a 53. Mesmo a vitória e vaga na semifinal garantida, o elenco norte-americano seguiu com seu desempenho dominante em quadra, só aumentou a vantagem no placar e fechou a partida com mais um triunfo largo.