Nesta segunda-feira (04/07), a Seleção Brasileira feminina de basquete encerrou sua série de amistosos contra a França na cidade de Biarritz. A equipe comandada pelo técnico Antônio Carlos Barbosa foi superada pelo placar de 79 a 53 e encerrou a série de amistosos preparatórios para os Jogos Olímpicos Rio 2016 com três derrotas nas três partidas.
“Foi um período de treino que valeu muito a pena. A França foi o nosso primeiro adversário de alto nível nessa preparação e não podemos dizer que fomos mal. O primeiro jogo aconteceu menos de 12 horas depois de chegarmos de viagem. Nos outros dois, apesar de termos perdido, pudemos observar uma postura bem competitiva e determinada pela nossa equipe”, comentou a pivô Nádia.
“É importante lembrar que estamos, também, sem a Érika e a Clarissa, que estão na WNBA. A França já está com as suas principais jogadoras e acabou de sair de um torneio de dificuldade elevadíssima, o pré-olímpico mundial. Com certeza voltaremos ao Brasil mais preparadas para o restante da preparação para as Olimpíadas”, finalizou a pivô.
No primeiro amistoso diante da seleção francesa, França e Brasil fizeram uma partida muito equilibrada no primeiro tempo (39 a 30 para as francesas), mas o time da casa se sobressaiu na etapa final e fechou a primeira com vitória por 81 a 54. No esquadrão verde-amarelo destaque para a pivô Damiris, com 14 pontos, seis rebotes e quatro assistências, e também da experiente armadora Adrianinha, dona de nove pontos e quatro rebotes.
Na partida seguinte, as donas da casa ditaram o ritmo dos primeiros minutos da partida e fechou a primeira etapa com vantagem de 29 pontos (51 a 22). Com destaque da ala Iziane, com 21 pontos e cinco rebotes, a Seleção Brasileira tentou até o final se recuperar, mas acabou derrota por 82 a 59.
Para fechar a série de três amistosos preparatórios para os Jogos Olímpicos Rio 2016 entre França e Brasil, as duas voltaram a se enfrentar e a vitória ficou novamente com as anfitriãs pelo placar de 79 a 53.
“Não posso estar satisfeito com três derrotas, mas tenho que ter a percepção e não ser passional para analisar com tranquilidade. Precisamos entender que enfrentamos uma equipe que está em ritmo total de jogo. Veio do Pré-Olímpico Mundial onde se preparou muito bem, além de ter sido vice-campeã olímpica. Enquanto o Brasil está iniciando o ritmo e está incompleto, sem as duas pivôs consideradas titulares”, analisou o técnico Barbosa.
A Seleção Brasileira chega no Brasil nesta quarta-feira (06/04), às 06h15 (horário de Brasília) e se reapresenta em Campinas no próximo domingo (10/04) e dará sequência em sua preparação para a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Confira os grupos da primeira fase dos Jogos Olímpicos Rio 2016:
Grupo A: Austrália, Brasil, Japão, França, Bielorússia e Turquia
Grupo B: Canadá, Estados Unidos, Senegal, Sérvia, China e Espanha
Confira o calendário completo dos jogos da Seleção Brasileira na primeira fase dos Jogos Olímpicos Rio 2016:
Sábado (06/08)
17h30 – Brasil x Austrália
Segunda (08/08)
17h30 – Brasil x Japão
Terça (09/08)
15h30 – Brasil x Bielorrússia
Quinta (11/08)
15h30 – Brasil x França
Sábado (13/08)
15h30 – Brasil x Turquia