15 de agosto de 2023

Estreante em Finais, Sossô teve boa atuação no Gigantão (📸 Sérgio Paulino/SESI Araraquara)

O SESI Araraquara deu o primeiro passo na decisão da LBF CAIXA 2023. Nesta terça, 15, o clube paulista teve bom terceiro período e bateu o Sampaio Basquete por 62 a 57, no ginásio Gigantão, em Araraquara (SP), e tem 1 a 0 na série melhor de cinco jogos.

A ala/armadora Sossô, com 17 pontos, foi a cestinha da partida. Já Vitória marcou outros 15 pontos, teve 7 rebotes e foi a mais eficiente do clube mandante, sendo eleita Melhor Jogadora GOL Linhas Aéreas Da Partida. Aline teve 11 pontos.

Noite ruim das titulares do Sampaio Basquete, que somaram apenas 20 pontos. Do banco vieram Tainá Paixão e Rapha Monteiro, as principais atacantes tricolores, com 12 e 11 pontos, respectivamente. Apesar do bom aproveitamento no garrafão (64%, com 16/25 nos arremessos), o tubarão teve dez erros a mais que o adversário na partida (26 a 16).

Confira as estatísticas completas da partida

Quinta-feira (17, 21h de Brasília) já acontece o jogo 2, no mesmo Gigantão. A série viaja para o Maranhão na próxima semana, onde o jogo 3 está marcado para o dia 23. Se necessários, os jogos 4 (em São Luís) e 5 (de volta a Araraquara) estão marcados para os dias 25 e 31 deste mês. Todos os jogos começam às 21 horas de Brasília e têm entrada gratuita – em São Luís, é necessário levar um quilo de alimento não-perecível.

Paixão tenta se livrar da marcação de Maila, com o auxílio de Gabi Guimarães (📸 Sérgio Paulino/SESI Araraquara)

Além de fazer o SESI Araraquara estrear em Finais com vitória, o resultado desta terça foi o primeiro revés do Sampaio Basquete em jogos 1 de decisões. Nas quatro vezes anteriores, o tubarão abriu a série final com vitória, inclusive em 2018, ano do vice. O tabu de quatro anos sem vitórias sobre o rival desta decisão segue incomodando o atual campeão brasileiro. Em 9 confrontos desde 2019, são sete vitórias do SESI, contra apenas duas do tricolor.


As equipes foram à quadra com:

SESI Araraquara Basquete:

18-Débora, 8-Sossô, 17-Jaqueline, 22-Vitória e 12-Aline (C). T: João Camargo

Sampaio Basquete:

11-Gretter, 7-Patty, 10-Manu, 23-Gabi Guimarães e 12-Mari DiasT: Cristian Santander


Camargo manteve Vitória, destaque do jogo 3 das semifinais, entre as titulares. Santander mexeu novamente no quinteto inicial, colocando Gretter e Patty nos lugares de Alana e Paixão.

Início de jogo nervoso e o Sampaio começou na frente pelos primeiros cinco minutos. Liderado pelas alas, o SESI encontrou ritmo de jogo e terminou forte o primeiro quarto, vencendo por 19 a 9.

Manu começou o segundo período convertendo dois ataques bolivianos, ao passo que as donas da casa responderam com duas bolas de três, com Vitória e Jaqueline. Alana veio do banco e fez o Sampaio encostar com outras duas cestas do perímetro, vencendo a segunda parcial e reduzindo a diferença antes do intervalo, que era de 5 pontos para o time paulista (32×27).

Santander orienta atletas durante segundo tempo; faltou pouco para a virada do Sampaio (📸 Sérgio Paulino/SESI Araraquara)

O terceiro período fulminante do SESI, visto por várias vezes na fase de classificação, apareceu na decisão. Distribuindo pontos, o ataque paulista começou com uma corrida 11-0, voltando a deixar a vantagem em mais de 10 pontos. 54 a 40 após 30 minutos.

A vitória araraquarense parecia encaminhada, mas o nervosismo visto nas séries anteriores dos playoffs voltou a aparecer e o ataque da casa entrou em pane, com mais de cinco minutos em branco. O tubarão aproveitou para reagir e voltar para a partida nos minutos finais. Com Paixão e Monteiro, a Bolívia chegou a estar apenas três pontos atrás, faltando um minuto pro fim. Mas a reação foi tardia e o SESI segurou o triunfo.

Camargo premia a melhor do jogo, Vitória (📸 Sérgio Paulino/SESI Araraquara)


A LBF CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, o patrocínio oficial da CAIXA e os patrocínios da Patriani e da Renata e tem a Wilson como bola oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o UOL, o tudoep, a CBN Campinas, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros oficiais de mídia, o sportv como emissora dos playoffs, os apoios da Flexquadra e Udiaço e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Cirúrgica Fernandes.


FINAIS LBF CAIXA 2023

*Horários de Brasília

(1º) SESI Araraquara Basquete 1X0 Sampaio Basquete (2º)

Jogo 1: 15/8, 21h, Ginásio Gigantão, Araraquara/SP. SES 62X57 SMB

Jogo 2: 17/8, 21h, Ginásio Gigantão, Araraquara/SP

Jogo 3: 23/8, 21h, Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA

Jogo 4 (se necessário): 25/8, 21h, Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA

Jogo 5 (se necessário): 31/8, 21h, Ginásio Gigantão, Araraquara/SP