Aline Moura levanta título inédito do SESI (Ellen Costa/SESI Araraquara)

Em uma final emocionante e com uma campanha de grande superação, o SESI Araraquara conquistou o campeonato paulista de 2021, primeiro título de sua história. O time da morada do sol derrotou o Santo André/Apaba nesta quarta-feira (1/12) por 62 a 53, no ginásio do Parque Celso Daniel, em Santo André (SP), virou e fechou a série final em 2 a 1.

Sossô foi o grande destaque da decisão, com 24 pontos, 9 rebotes e 26 em eficiência. A ala/armadora também foi a cestinha máxima do torneio, com 258 pontos em 18 jogos. O novo campeão também contou com 14 pontos de Erika Leite e outros 11 de Aline Moura.

Glenda, do Santo André, teve 12 pontos na decisão (Jorge Bevilacqua/Santo André Apaba)

Pelo lado andreense, Jaqueline liderou com 18 pontos, seguida por Glenda (12 pontos), Sassá (11 pontos e 9 rebotes) e Ariadna (10 pontos).

Após um primeiro tempo truncado, que terminou com ligeira vantagem das visitantes (25 a 28), sobrou emoção na segunda metade da decisão. O Santo André/Apaba imprimiu seu ritmo e chegou a ter sete pontos de vantagem no terceiro período, mas a noite inspirada de Sossô impulsionou a virada araraquarense, que veio nos quatro minutos finais e não permitiu a recuperação das donas da casa.

Sossô com o troféu de cestinha do torneio (Ellen Costa/SESI Araraquara)

“Depois do jogo que a gente fez em casa, ninguém acreditou que poderíamos ganhar, mas acreditamos na nossa força e conseguimos conquistar o título mesmo fora de casa. Levar esse título para Araraquara é muito importante, ainda mais sendo o primeiro da história. É muito emocionante fazer parte disso”, disse a cestinha Sossô.

“Estou muito feliz com o trabalho que fizemos, vai ficar para a história. As atletas são fantásticas, foi surreal o que essas meninas entregaram, o quanto se dedicaram, foi maravilhoso! Em momento algum teve vaidade, sempre trabalhamos com muita humildade, entrega e buscamos fazer o nosso melhor. Quando a gente se desprende do ‘eu’ e pensa no ‘nós’, não tem como o resultado ser diferente”, festejou o técnico Fábio Appolinario.

Último colocado no turno inicial do paulista, com apenas uma vitória em cinco jogos, o SESI superou a reformulação do elenco – que perdeu seus principais destaques na LBF 2021 – e se reabilitou nas fases seguintes, eliminando BAX Catanduva e Ituano Basquete, atual campeão da LBF, no mata-mata. Ainda saiu atrás na decisão, perdendo o jogo 1 em casa, mas venceu os outros dois no ABC para ficar com o título.

Elenco comemora com torcida que foi até o ABC paulista (Ellen Costa/SESI Araraquara)