O Uninassau Basquete estreou com tudo na temporada 2016/2017 da LBF CAIXA. Mesmo fora de casa, no Ginásio Galegão, em Santa Catarina (SC), o time comandado pelo técnico Roberto Dornelas dominou os dois lados da quadra durante toda a partida e terminou o duelo contra o novato Blumenau Basquete com triunfo pelo placar de 74 a 45.
A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.
Linda homenagem: Antes da partida, Blumenau e Uninassau foram até o centro da quadra para prestarem juntos homenagem para a Chapecoense e para as vítimas que faleceram na tragédia na Colômbia.
Experientes e protagonistas: Os grandes nomes da vitória do Uninassau foram as pivôs Kelly e Gilmara. Dominante na área pintada, Kelly fechou o jogo com 15 pontos e quatro rebotes recuperados, já Gilmara fechou a partida com 11 pontos, cinco rebotes, cinco assistências e duas bolas recuperadas.
Ajudaram muito: O time comandado pelo técnico Roberto Dornelas também contou com grande destaque da jovem ala Raphaella Monteiro, com 12 pontos e nove rebotes, da ala Tati Pacheco, com 12 tentos, e a armadora Tássia também com 12 pontos.
Fala aí: “O jogo foi dentro do que a gente estava esperando. Fico feliz que pudemos sair com grande vitória e que pudemos rodar bastante o time durante a partida, com todas as atletas jogando muito bem. Marcamos muito forte e nossa vitória foi construída por não termos uma só destaque e sim um time inteiro de destaques”, analisou Roberto Dornelas, técnico do Uninassau.
E agora: Após o resultado positivo conquistado nesta noite, o Uninassau segue no Estado de Santa Catarina, já que as duas equipes voltam a se enfrentar neste domingo (18/12), às 17 horas (de Brasília), novamente no Ginásio do Galegão, em Blumenau (SC).
Desfalcado: Apesar da vitória, o Uninassau atuou sem duas de suas principais atletas. Com problemas de regularização de visto no Brasil, as cubanas Ineides Casanova e Ariadna não puderam participar desta partida.
Especial: Apesar do resultado não desejado, a noite foi especial para Blumenau. A partida contra o Uninassau foi a primeira da equipe no maior campeonato de basquete feminino do Brasil desde a temporada 2011/2012.
Bem no coletivo: Apesar do resultado negativo, a equipe blumenauense mostrou bom jogo coletivo, com nove de suas dez atletas anotando pontos na partida.
Fala aí (2): “Apostamos alto em uma defesa forte e contra ataques rápidos e deu muito certo. O placar dilatado é muito mais por nossa competência do que pela facilidade do jogo. Esse time do Blumenau é bom e vai dar muito trabalho na sequência da LBF CAIXA. Foi muito bom pra gente começar o campeonato com vitória, ainda mais fora de casa”, disse Dornelas.
Só deu Uninassau: O Uninassau não tomou conhecimento do Blumenau nos dez primeiros dez minutos da partida. Com atuação decisiva da experiente Kelly, com dez pontos no período, e com auxilio de Monteiro e Tati, com respectivos seis e cinco pontos, a equipe do Estado de Pernambuco dominou o primeiro quarto e abriu vantagem no placar de 23 a 10.
Apertado: Após o susto do primeiro quarto, Blumenau conseguiu se arrumar no segundo período. Com melhor aproveitamento nos arremessos e focando no jogo dentro do garrafão, conseguiu melhor desempenho em pontos do que no período anterior, mas o Uninassau continuou soberano em quadra e venceu o quarto acirrado por 16 a 14 e foi para os vestiários com vantagem 15 pontos (39 a 24).
Mesma história: Os 15 minutos de intervalo não fizeram diferença na partida e o Uninassau seguiu mandando no jogo. Mesmo com cinco rebotes ofensivos, a equipe catarinense não conseguiu transformar suas diversas oportunidades no ataque em pontos e viu o time comandado por Dornelas conquistar mais um bom período ofensivo e entrar no último período vencendo por 57 a 33.
Até o fim: Mesmo com a vitória já praticamente garantida, o Uninassau continuou mostrando seus poderes. O técnico Roberto Dornelas deu mais espaços para as jogadores do banco, que mostraram bom serviço e venceram o último período por 17 a 12 e aumentaram a vantagem do Uninassau no final da partida.