Derrotas encerraram as chances de ir a Tóquio (Divulgação/FIBA)

O sonho de ir a Tóquio terminou. A Seleção Brasileira lutou até o fim, mas acabou derrotada neste domingo (9/2) pela Austrália, atual número 2 no ranking da FIBA, por 86 a 72, em Bourges, na França, e está fora dos Jogos Olímpicos pela primeira vez em 28 anos.

O bom jogo de Damiris (21 pontos, 6 rebotes), Tainá Paixão (20 pontos), Érika (17 pontos, 9 rebotes) e Débora (10 assistências, 6 rebotes e 3 roubos de bola) não foi páreo para as australianas, que tiveram o trio Elizabeth Cambage (29 pontos), Leilani Mitchell (19) e Bec Allen (16) somando 64 pontos no Palais des Sports du Prado.

Com o resultado, as três vagas olímpicas ficaram com a França, dona da casa que venceu todas as partidas, Austrália e Porto Rico.

Érika e Cambage travaram bom duelo no garrafão (Divulgação/FIBA)

O Brasil começou o jogo bem, incomodando as Opals e se mantendo perto no placar no primeiro quarto, que terminou em 21 a 18 para as adversárias. A Austrália venceu novamente o segundo quarto por três pontos, dobrando a vantagem para o intervalo (39×33).

O terceiro período trouxe um Brasil mais concentrado e disposto a conquistar a vitória. Com Damiris voltando para  o jogo, a seleção conseguiu tirar a diferença do placar e até chegou a liderar por dois minutos, deixando todo o drama para o último quarto.

Mas a reação brasileira travou nos primeiros momentos do período derradeiro e isso fez com que a Austrália voltasse a abrir distância, que foi novamente encurtada a três minutos do fim, mas não havia mais tempo para a vitória.

“Eu tenho orgulho dessas meninas. Fizemos um jogo de igual para igual com a vice campeã do mundo. É claro que é triste ficar de fora da Olimpíada, mas fizemos um bom trabalho nos últimos sete meses e essas meninas evoluíram muito, de forma impressionante até mesmo quando eu comparo com times masculinos que eu dirigi” disse o técnico José Neto ao site da CBB.

Agora, a seleção trabalha para estar em Paris 2024. O primeiro compromisso oficial será o Sul-Americano, marcado para maio e classificatório para a AmeriCup de 2021. Essa, por sua vez, classifica para os dois Pré-Mundiais. continentais.

Tainá Paixão fez boa partida, anotando 20 pontos (Divulgação/FIBA)

Débora foi uma gigante nos dois lados da quadra ao roubar bolas e distribuir 10 passes (Divulgação/FIBA)

Apesar do bom Pré-Olímpico individual, Damiris lamenta eliminação (Divulgação/FIBA)