Em coletiva de imprensa realizada na noite desta terça-feira (17), o Sport Recife anunciou a volta do basquete feminino ao departamento de esportes olímpicos e do técnico Roberto Dornelas ao clube. Com isso, o rubro-negro pernambucano fica muito próximo de retornar à LBF CAIXA em 2020, após cinco anos de ausência.
“Para mim é uma felicidade imensa. Sinto que estou voltando para casa. A instituição sempre fica, independente das pessoas. O Sport sempre foi minha casa. É a melhor instituição do Nordeste que a gente poderia estar. Esse retorno, já visando a torcida nos apoiando, isso motiva muito. Estamos todos unidos, com rubro-negros correndo atrás e tentando montar uma grande equipe. Juntando o que temos, em conjunto com a estrutura que o Clube possui, nos tornaremos muito fortes. Além disso, visaremos muito as categorias de base, nossa intenção é fazer o melhor também para o basquete do Estado”, comentou Dornelas ao site oficial do Sport Recife.
Entre 2013 e 2015, o leão da ilha disputou três edições da LBF CAIXA. Logo no primeiro ano, sob o comando de Roberto Dornelas, a equipe sagrou-se a única campeã invicta da história da LBF CAIXA. No ano seguinte, alcançou mais uma decisão após fazer novamente a melhor campanha da primeira fase, mas terminou com o vice-campeonato. Também em 2014, as gigantes da Ilha conquistaram a Liga Sul-Americana em Quito, no Equador.
A época gloriosa do leão contou com um verdadeiro esquadrão, que teve as medalhistas olímpicas Adrianinha, Alessandra e Kelly, e outros grandes nomes como Érika, Palmira, Franciele, Alex Montgomery, Erica Wheeler, Tati Pacheco e Tainá Paixão. Sua última participação foi na temporada 2014/2015, quando Dornelas e a equipe se mudaram para o rival América e o rubro-negro ficou apenas na quinta posição, caindo nas quartas de final para o Maranhão Basquete.
A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.