Em final dramática, bastante acirrada e com excelente rendimento da experiente armadora Adrianinha Moisés (foto), o Sport Recife sagrou-se campeão Sul-americano de Clubes Adulto Feminino – 2014 ao derrotar o colombiano La Estancia de Popayan, nesta quinta-feira (29 de maio), por 83 a 82 (40 a 43 no primeiro tempo), em duelo final realizado no Coliseo Julio César Hidalgo, na cidade de Quito, no Equador. Com este resultado, o basquete brasileiro mantém a hegemonia nesta competição.
O jogo foi bastante disputado, com a equipe colombiana levando vantagem nos dois períodos iniciais – 19 a 22 (primeiro quarto) e 21 a 21 (segundo quarto). Na volta do intervalo o time colombiano seguiu melhor (21 a 25), porém valeu a bronca do técnico Gustavo Lima, já que o time pernambucano cresceu de produção nos dez minutos finais, passando a comandar o marcador e garantindo a vitória do título (22 a 14).
Os principais nomes da equipe brasileira foram Adrianinha Moisés (27 pontos, 03 rebotes e 04 assistências), a norte-americana Sandora Irvin (15 pontos, 14 rebotes, 01 bola recuperada e 05 bloqueios – double-double) e Tainá Paixão (14 pontos, 01 rebote, 03 assistências e 01 bloqueio). Pela equipe colombiana, Narylin Mosquera (17 pontos e 03 rebotes), Yaneth Arias (17 pontos e 03 assistências) e Kelly Santos (13 pontos, 07 rebotes, 02 bolas recuperadas e 01 bloqueio).
Na primeira fase, o Sport Recife obteve duas vitórias (Universidad Catolica, da Bolívia, e Club Malvín, do Uruguai) e sofreu uma derrota (La Estancia de Popayan, Colômbia). Na semifinal, o representante brasileiro suplantou ao Deportivo Berazategui, da Argentina.
Na disputa de terceiro e quarto lugares, o anfitrião UTE, da lateral paraguaia Paola Ferrari (ex-Americana), derrotou o argentino Deportivo Berazategui, por 99 a 88. As demais classificações foram estas: 5º) Club Malvín (Uruguai), 6º) Universidad Austral (Chile), 7º) Real Club de Lima (Peru), da brasileira Wivian Delfino, e 8º) Universidad Catolica (Bolívia).
Patrocinadores Oficiais: Bombril, Ironage, Eletrobras – Ministério do Esporte/Lei de Incentivo
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Foto: Samuel Vélez/Divulgação