Mortal nas bolas de 2, Tassia foi a cestinha da vitória pernambucana [Vitor Bett/Blumenau]

Nada muda nas fases de Uninassau e Blumenau. A equipe pernambucana viajou até Santa Catarina, derrotou a equipe da casa por 71 a 57, no Ginásio Galegão, e alcançou a quarta vitória consecutiva. A ala/armadora Tassia foi a cestinha pernambucana com 21 pontos. A venezuelana Wally Perez foi a pontuadora mor da partida, com 22, mas não evitou nova derrota blumenauense, a quinta seguida que coloca pressão na equipe.

Com a vitória, as comandadas de Roberto Dornelas permanecem na quarta posição, mas agora estão empatadas em aproveitamento com Sampaio Basquete e Santo/André/APABA, com 66,7% – ficando atrás no saldo de cestas. Com o novo resultado negativo e a vitória do Funvic/Ituano deste sábado, Blumenau caiu para a penúltima posição, com 28,6%.

O jogo começou com Blumenau errando bastante, entregando várias posses de bola que a Uninassau converteu em pontos. Ao final do primeiro período, a vantagem pernambucana era de oito pontos. Aí entrou Perez. A venezuelana botou fogo no jogo e mudou a partida, convertendo 17 dos 22 pontos de Blumenau no segundo período [3 bolas de três], vencido pela equipe da casa por 42 a 36. O período ainda foi marcado pela confusão entre Casanova e Perez, que rendeu uma falta anti-desportiva para a cubana.

Roberto Dornelas deu bronca no vestiário e a Uninassau respondeu no terceiro período, mais ligada e fazendo 24×10 na parcial, com Tassia quente [8 pontos no 3ºQ.] O último período começou devagar, com os primeiros pontos marcados somente após mais de 3 minutos de ação, com Casanova. As bolas de Blumenau teimavam em não cair, o que refletiu no baixíssimo aproveitamento no período (apenas 10% geral). Os muitos erros de ambos os lados se sobressaíam – foram 39 em todo jogo, 24 só da equipe da casa. Com o ritmo diminuído, a Uninassau foi administrando a vantagem até fechar em 14 pontos.

“A gente terminou o segundo quarto muito mal. Conseguimos voltar, abrir 10 pontos e vencer, graças a Deus. A gente sabia que essa vitória era muito importante”, disse Tassia.

“Começamos bem, a Wally entrou boa, mas deixamos de converter bolas fáceis. A defesa não tem sido nosso problema, acho mais que é nosso ataque. Talvez falte tranquilidade, a certeza de subir pra converter”, resumiu Carina Felippus, que teve uma tarde difícil.

As equipes agora voltam as quadras no próximo final de semana, com a Uninassau recebendo o Santo André/APABA na sexta (2/3) em briga direta pela segunda posição, enquanto Blumenau encara o Poty/BAX/Catanduva no sábado (3/3).

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.

‘Wally’ Perez teve grande 2º quarto e foi a cestinha da equipe [Vitor Bett/Blumenau]