O Uninassau Basquete está na Final da LBF CAIXA. Em casa, no Ginásio Wilson Campos, em Recife (PE), o Uninassau voltou a dominar completamente o Santo André/APABA, saiu de quadra com triunfo expressivo pelo placar de 108 a 58 e garantiu vaga para enfrentar o Corinthians/Pague Menos/Americana na Final do campeonato nacional, ao fechar a série semifinal por 2 a 0.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Varreu: Com dois triunfos nas duas primeiras partidas da série semifinal, o Uninassau “varreu” o Santo André e conquistou vaga para disputar o troféu de campeão da sétima edição da história da LBF CAIXA.

Hora da Final: Agora, Uninassau e Corinthians disputarão o título da LBF CAIXA já neste próximo sábado (22/04), no Ginásio Centro Cívico, em Americana (SP), às 11 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV. Depois, os dois times voltam a se enfrentar na segunda-feira (24/04), às 21h30, novamente no Centro Cívico.

Destaque cubano: As protagonistas da vitória do Uninassau foram as cubanas Ariadna, dona de 28 pontos, dez rebotes, quatro bolas roubadas e três assistências, e Casanova, com 21 pontos, oito assistências, quatro rebotes e quatro bolas roubadas.

Ajudaram muito: O time pernambucano também contou com boas atuações das jovens Raphaella Monteiro, dona de 14 pontos e nove rebotes, e Nicolle Chirinda, com duplo-duplo de dez pontos e 11 rebotes.

Fala aí: “Independente dos nomes que usamos, Recife e Americana é sempre um clássico e esse confronto já está na história do basquete feminino. Vão ser jogos muito difíceis, mas acreditamos na nossa equipe assim como o Corinthians vem muito confiante também”, disse Dornelas, técnico do Uninassau.

“Hoje as meninas conseguiram encaixar muito bem nosso jogo na partida e vencemos bem. Jogamos no erro do Santo André e conseguimos fazer o nosso melhor que é o jogo de transição. Agora é Final e espero jogos tanto aqui no Recife quando lá em Americana com o ginásio lotado para uma grande festa do basquete feminino”, finalizou Dornelas.

Tentou: Pelo lado do Santo André, que encerra sua participação na LBF CAIXA na terceira colocação, destaque para a ala/pivô Silvinha, que fechou a partida com 19 pontos, sete rebotes e três assistências.

Pontuação especial: Além da partida ter sido especial para o Uninassau por ter dado vaga para a disputa da Final da LBF CAIXA 16/17, o duelo também marcou o time pernambucano como o primeiro a ter uma pontuação de 100 ou mais pontos na atual temporada do campeonato nacional.

Uninassau superior: Santo André teve uma postura melhor que a do Jogo 1 durante a 1ª etapa, brigou de igual para igual com o Uninassau no começo da partida, mas aos poucos o time pernambucano conseguiu impor seu ritmo de jogo, com muita transição e passou a ter controle do jogo e do placar. Com destaque para Casanova, o Uninassau foi para os vestiários com vantagem de 16 pontos (50 a 34).

Atuação perfeita: O Uninassau não tirou o pé do acelerador em nenhum minuto da 2ª etapa e só aumentou a vantagem. O time comandado pelo técnico Roberto Dornelas mostrou defesa forte e muita velocidade nos 20 minutos finais e fechou a partida com grande vantagem no placar e com vaga na Final da LBF CAIXA.