A quinta edição do Jogo das Estrelas 2018 está chegando – acontece neste domingo (8), no Ginásio Pedro Dell’Antonia, em Santo André (SP), com o Desafio Internacional LBF x La Liga Argentina. E retomamos o que de melhor aconteceu nas edições anteriores do ‘JdE’ da LBF.

2014 – São José dos Campos

Primeira edição do Jogo das Estrelas da LBF CAIXA teve muita festa entre as atletas e vitória das estrangeiras sobre as brasileiras (Divulgação)

Realizado no Dia Internacional da Mulher, o primeiro Jogo das Estrelas da LBF foi disputado entre uma seleção de brasileiras e a seleção de estrangeiras que disputavam a edição 2013/2014. Vitória das ‘gringas’ por 78 a 73. No intervalo, uma homenagem às campeãs mundiais em 1994, que na época comemoravam exatos 20 anos da conquista.

Pelo time brasileiro, a principal pontuadora foi a pivô Erika de Souza, que anotou 14 pontos e seis rebotes. A cubana Yakelin Plutin foi a cestinha do duelo ao marcar 20 pontos. Além de Plutin, a paraguaia Paola Ferrari e a cubana Ariadna também jogaram bem e marcaram 13 e 11 pontos, respectivamente.

2015 – Franca

Erika comemora a vitória do time Brasil (Arquivo)

Realizada em conjunto com o Jogo das Estrelas do NBB, a edição 2015 trouxe novamente o formato Brasil x Mundo, e dessa vez deu Brasil. Liderado por Clarissa, pivô do extinto Americana que marcou 26 pontos, o time nacional devolveu o mesmo placar do ano anterior – 78×73. No elenco ‘Mundo’ havia nomes como Ariadna (cubana do Americana) e as norte-americanas Tiffany Hayes e Tamera Young, do São José.

Pela primeira vez, os desafios foram realizados. A vencedora do Desafio de Habilidades foi a norte-americana Erica Wheeler, à época no Sport Recife, que bateu Débora (então no São José e atual Santo André/Apaba) na decisão.  No Torneio de Três pontos, a primeira campeã foi a argentina Sthefany Thomas, que atuava no Basquete Jaraguá. Na final, ela desbancou Tassia, hoje na Uninassau, à época no Santo André.

2016 – Campinas

Disputado no ginásio do Taquaral, o terceiro Jogo das Estrelas inovou e dividiu as jogadoras da Liga em dois times que homenageavam os dois maiores nomes do basquete feminino brasileiro. O time Rainha Hortência venceu o Magic Paula por 79 a 78, comandado pela MVP Nadia, autora de 20 pontos, mesma pontuação de Iziane, do time Paula.

A edição homenageou as campeãs Mundiais de Clubes em 1993 com o lendário time da Ponte Preta, que tinha Hermes, Sueli, Paula, Helen Luz, Hortência, Sílvia Luz, Cláudia, Roseli, Ruth, Lígia, Karina, Cinthia e Elena, e comandado por Maria Helena “Dona” Cardoso e sua fiel escudeira Heleninha. Todas voltaram a vestir a camisa da Ponte e foram ovacionadas por mais de 2.500 pessoas no Taquaral.

O Torneio de Três Pontos coroou Tati Pacheco, do América de Recife (hoje do Sampaio), que bateu Karla Costa por um ponto. Nas Habilidades, a campeã foi Babi, então no Americana, derrotando Débora na decisão.

2017 – Americana

A última edição do JdE aconteceu em Americana, no Centro Cívico, e mais uma vez trouxe os times Magic Paula e Rainha Hortência. Desta vez, o time apadrinhado por Paula saiu vitorioso – 90 a 86. A pivô Kelly (então na Uninassau e hoje do Funvic/Ituano) foi a MVP da partida, pelos 21 pontos e 10 rebotes anotados.

A argentina Melisa Gretter levou o 3º Desafio de Habilidades, derrotando Ariadna, hoje sua companheira no Vera Cruz Campinas. Outra atual colega de time delas também faturou o Torneio de três Pontos – Karla Costa foi coroada rainha do perímetro ao bater Karen (Presidente Venceslau) na final.

Mais de 2 mil ingressos já foram trocados pra domingo

Para o jogo deste domingo, mais de 2 mil ingressos já foram trocados até esta quinta-feira. Os ingressos são trocados com uma campanha do agasalho – basta levar uma peça de roupa de frio em bom estado de conservação. Quem quiser, ainda pode retirá-los em cinco pontos de Santo André (lista completa aqui). Cada pessoa poderá retirar até três ingressos. A campanha do Agasalho é um oferecimento do fundo social de solidariedade e da Prefeitura de Santo André.

Com cinco jogadoras escolhidas por votação do público (Débora, Thayná, Jaqueline, Gil e Silvinha), a comissão técnica que comandará a seleção LBF, formada por João Camargo (Blumenau) e Bruno Guidorizzi (Santo André/Apaba), elegeu mais sete jogadoras: Natalia (Poty/BAX/Catanduva), Mariana (Blumenau), Patty (Vera Cruz Campinas), Tassia (Uninassau), Tati Pacheco (Sampaio), Barbara (Presidente Venceslau) e Kelly (Funvic/Ituano).

Com diversas ações de entretenimento para o público presente ao ginásio, a expectativa é de casa cheia para o evento. A Liga Femenina de Básquetbol é a primeira convidada do Desafio Internacional e contará com o reforço das argentinas que disputam a LBF CAIXA 2018. É primeira vez que a cidade do ABC paulista sedia o Jogo das Estrelas. O ginásio do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia recebe partidas da LBF CAIXA desde a criação da Liga, em 2010. Foi lá, inclusive, que os primeiros pontos da história do torneio foram anotados pela pivô Simone, capitã da atual equipe.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.