Prestes a viajar para a Venezuela para disputar a 35ª edição do Campeonato Sul-Americano, a Seleção Brasileira comandada pelo técnico Antônio Carlos Barbosa enfrentou uma série de três amistosos preparatórios contra Cuba e saiu de quadra com resultado positivo em todas as partidas.
A primeira partida amistosa entre as duas seleções foi realizada no Ginásio de Esportes Wilson Campos, em Recife (PE). Diante de um ginásio completamente lotado, a equipe brasileira dominou as cubanas na segunda etapa e fechou o jogo com expressiva vitória por 39 pontos de diferença no placar: 88 a 49.
Na ocasião, a Seleção Brasileira contou com grande destaque da pivô Kelly, com 17 pontos e quatro rebotes. As alas Jaqueline, com 15 pontos, Tatiane, com 12 tentos, e Iziane, com 11 pontos, também tiveram atuações importantes na vitória brasileira.
De volta a Campinas (SP), cidade em que a equipe brasileira fez toda a sua preparação para o Sul-Americano, o Brasil enfrentou Cuba em mais duas partidas. No sábado (14/05), a Seleção Brasileira precisou do tempo extra para sair da Arena Concórdia com vitória sobre as cubanas pelo placar de 69 a 68.
Para sair de quadra com a vitória, a Seleção Brasileira contou com duplos-duplos da ala Iziane, com 24 pontos e 11 rebotes, e da pivô Kelly, dona de 16 pontos e dez rebotes. A pivô Nádia, com 12 pontos, e a armadora Joice, com dez tentos, também foram cruciais para o triunfo verde-amarelo.
“Começamos muito mal, principalmente na parte ofensiva e só fizemos 21 pontos no primeiro tempo. Então tivemos que ir para a etapa final buscando recuperar a autoestima. Essa mudança de atitude que a gente teve é o que vamos levar de positivo desse jogo porque é muito importante construir as coisas quando não estão dando certo”, analisou a ala Iziane.
Para fechar a série de amistosos entre as duas seleções, novamente na Arena Concórdia, em Campinas (SP), o Brasil contou com seis atletas com mais de dez pontos anotados para superar mais uma vez Cuba, desta vez pelo placar de 76 a 54, e encerrar as partidas preparatórias para o Sul-Americano com saldo positivo de três vitórias em três jogos.
“Esses três amistosos contra Cuba foram importantes na nossa preparação para o Sul-Americano. No primeiro em Recife fizemos um bom jogo e Cuba teve uma atuação bem abaixo do que costuma fazer. A segunda partida foi mais complicada porque elas vieram com uma atitude mais dura, às vezes até batendo. Além disso, nós também estávamos um pouco mais relaxadas pela diferença de mais de 30 pontos”, analisou a ala Tatiane.
“Hoje colocamos mais em prática o que treinamos e o que o Barbosa pediu. Ainda temos condições de evoluir um pouco mais para fazer uma boa campanha no Sul-Americano e conquistar o título”, completou a ala.