O Corinthians/Americana voltou a ser líder isolado da LBF. Fora de casa, no Ginásio Pedro Dell’Antonia, na Região ABC de São Paulo (SP), a equipe comandada pelo técnico Antônio Carlos Vendramini iniciou o clássico contra o Santo André/APABA a todo vapor, logo abriu grande vantagem no placar e fechou a partida com vitória por 68 a 52.

A Liga de Basquete Feminino (LBF) é uma competição patrocinada pela Bombril e conta com o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Põe na conta: Com a vitória, agora a equipe alvinegra possui campanha de nove triunfos em 11 partidas disputadas na LBF (81,8% de aproveitamento). Já Santo André possui campanha de duas vitórias em 11 partidas disputadas no campeonato nacional (18,1% de eficiência).

Na liderança: Com o resultado positivo conquistado nesta noite, a equipe corintiana assumiu o topo da tabela de classificação da LBF, com uma vitória e uma partida a mais que Sampaio Corrêa e América de Recife.

Momento chave: Dominante em toda a primeira etapa de partida, o Americana fechou o segundo período com duas bolas certeiras para três pontos, que o deixou com boa vantagem de 16 pontos no placar para o restante do confronto (37 a 21).

Nome do jogo: Mais uma vez a equipe comandada pelo técnico Antônio Carlos Vendramini contou com grande desempenho da jovem pivô Damiris, que fechou o jogo com duplo-duplo de 24 pontos e 12 rebotes.

Bem que tentou: Pelo lado de Santo André o destaque ficou por conta da ala/armadora Tássia, que saiu de quadra com 14 pontos, seis assistências e cinco rebotes.

Estreia especial: Depois de longo período longe das quadras, mais de dois anos, a pivô cubana Yayma Boulet estreou com a camisa alvinegra do Americana e teve desempenho de cinco pontos e seis rebotes, em 22 minutos em quadra.

Recorde pessoal: A experiente ala/armadora Karla Costa, do Corinthians/Americana, fechou a partida com 14 rebotes recuperados e superou sua antiga melhor marca pessoal na LBF que era de 11 sobras.

Nove seguidas: O Corinthians/Americana se manteve soberano em clássicos contra o Santo André e venceu a nona partida contra seu rival de forma consecutiva.

Sequência complicada: Além do tabu em jogos contra a equipe do interior do Estado de São Paulo, Santo André também enfrenta dura sequência de resultados negativos na LBF que já duram sete partidas.

Fala aí: “O resultado foi fruto dos treinamentos, pois estamos trabalhando muito forte para manter o mesmo rendimento e fechar a primeira fase na frente para termos vantagem na etapa seguinte do playoff. Estamos focadas, pois o nosso time tem várias jogadoras que podem se sobressair nos jogos”, comenta a ala/armadora Karla Costa, do Corinthians/Americana.

Números comprovam: Para sair de quadra com a vitória, as atuais bicampeãs da LBF contaram com grande soberania no fundamento de rebote. Enquanto o Americana terminou o jogo com 54 sobras (38 defensivas e 16 ofensivas), a equipe andreense recuperou apenas 29 rebotes (24 defensivos e nove ofensivos).

E agora: Após a partida desta segunda-feira, Santo André e Americana reeditam o clássico do Estado de São Paulo nesta terça-feira, novamente no Ginásio Pedro Dell’Antonia, na Região do ABC de São Paulo, às 20 horas (de Brasília).