27 de março de 2022

O’Neill enfim mostrou que pode ser decisiva  (Jorge Bevilacqua/AD Santo André)

No grande duelo de campeões da LBF e de invictos na temporada, o Sampaio Basquete levou a melhor sobre o Santo André. Neste domingo, 27, o clube do Maranhão derrotou o paulista por 75 a 71, no retorno do time paulista ao ginásio Laís Elena, em Santo André (SP).

A porto-riquenha Jennifer O’Neill foi decisiva para o quarto triunfo boliviano. A armadora marcou 29 pontos e também teve 9 rebotes, 5 assistências e 27 de eficiência para levar o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida. Outro destaque tricolor foi a ala/pivô Lê Lisboa, autora de um duplo-duplo de 16 pontos e 11 rebotes.

Santo André teve mais um grande jogo de Sassá, que fez 21 pontos e 13 rebotes antes de ser excluída pela quinta falta, a três minutos do fim. Jaqueline teve 17 pontos e outras duas andreenses tiveram duplos-duplos na partida: Ariadna, com 16 pontos e 10 rebotes, e Glenda, com 10 pontos e 11 rebotes.

Confira as estatísticas completas da partida

Sassá teve outra ótima atuação, mas saiu de quadra por limite de faltas  (Jorge Bevilacqua/AD Santo André)

O Sampaio Basquete volta a dividir a liderança da LBF 2022 com o SESI Araraquara, que derrotou a Sodiê Doces/Mesquita/LSB neste sábado – ambos tem 8 pontos e 100% de aproveitamento. Com a derrota, o Santo André mantém a terceira colocação, com 5 pontos, mas cai para 67% de aproveitamento, com 5 pontos.

Os dois times contaram com força máxima para o confronto e mostraram desde o começo muito equilíbrio, com Glenda e Jaqueline pontuando para Santo André e O’Neill fechando o primeiro período com cinco pontos seguidos para a ligeira virada maranhense (16×17).

No segundo quarto, o ataque andreense parou de funcionar e as visitantes aproveitaram para abrir vantagem, puxadas pelo trio O’Neill, Lisboa e Guimarães, fechando o primeiro tempo com nove pontos de diferença (27×36).

Lê Lisboa e Glenda disputam a bola; ambas tiveram duplos-duplos neste domingo (Jorge Bevilacqua/AD Santo André)

Rafael de Souza cobrou atitude e Santo André respondeu em quadra, com um grande terceiro período que tirou o déficit e colocou as mandantes na frente novamente, com Jaqueline e, posteriormente, uma cesta de três de Ariadna que devolveu a vantagem às paulistas, que fizeram 31 pontos no quarto, vencido por 58 a 53.

Santo André seguiu liderando até os últimos três minutos e parecia que o tabu seria quebrado. Mas a nova remontada do Sampaio, rotacionando bem a pontuação e sacramentada na linha do lance livre, com a MVP O’Neill, deu números finais ao duelo no Laís Elena.

Foi a décima vitória seguida do Sampaio sobre Santo André, que não vence o adversário desde fevereiro de 2017.


Aspas:

Sassá, ala/pivô do Santo André

“Iniciamos o jogo oscilando um pouco e também desatentas, mas na volta do intervalo conseguimos impor o nosso ritmo e conseguimos virar a partida no terceiro quarto. Mas, infelizmente não conseguimos manter no último período e o Sampaio, que é um grande time, aproveitou. Mas, temos que seguir trabalhando para crescer na sequência do campeonato”

Rodrigo Galego, técnico do Sampaio Basquete

“Vitória importantíssima de hoje porque, ao meu ver, Santo André é um dos fortes candidatos ao título da LBF, pela forma como elas correm, jogam dinâmicas e atacam o rebote. Da nossa parte, fica o orgulho de ver como essas mulheres tricolores estão enfrentando cada desafio. A O’Neill vinha de dois jogos em que fez ótimos números em diversos fundamentos, focada em facilitar o jogo pras companheiras. Hoje foi a vez dela protagonizar mais, mas sempre amparada e apoiada pelos múltiplos esforços de todas as companheiras. Vitória batalhada cada segundo pra valorizar o nome e a entrega de cada atleta que compõe essa equipe.”


Próximos jogos:  O Sampaio Basquete segue em São Paulo e nesta terça, 29 (19h30 de Brasília, LBF LIVE), enfrenta o Vera Cruz Campinas, no ginásio da Ponte Preta, em mais uma reedição das finais de 2018 e 2019. Já na sexta, 1º de abril (19h, LBF LIVE), o Santo André recebe no Laís Elena o Sport/Glória do Goitá.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.