29 de junho de 2022

Patty arma contra-ataque tricolor (Kleber Soares/Sport/Glória do Goitá)

Imponente, o Sampaio Basquete saiu na frente na série melhor de três das quartas de final da LBF 2022. Nesta quarta, 29, o tricolor do Maranhão derrotou o Sport/Glória do Goitá em plena Ilha do Retiro, no ginásio Marcelino Lopes, Recife (PE), por 84 a 55, e irá decidir a vaga para a semifinal em casa.

O vice-líder da primeira fase teve boa atuação coletiva na vitória. Jennifer O’Neill veio do banco para anotar 14 pontos. Tainá Paixão marcou 12 pontos, mesma pontuação da dinamarquesa Sofie Tryggedsson, que teve duplo-duplo de 12 pontos (com 4 bolas de três) e 10 rebotes e levou o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida, com 22 de eficiência.

Do lado rubro-negro, Jade Phillips foi a cestinha do jogo, com 16 pontos e 13 rebotes. Casanova teve 7 pontos e 7 assistências.

Phillips teve atuação solitária no ataque rubro-negro (Kleber Soares/Sport/Glória do Goitá)

Confira as estatísticas completas da partida

O jogo 2 da série acontece no domingo, 3 de julho, a partir das 11h, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA), com transmissão ao vivo pelo YouTube da LBF. Se necessária, a terceira partida está marcada para segunda, 5, às 18h30, também na capital maranhense.

Confira o chaveamento dos Playoffs da LBF 2022

Sem Maira Horford, que lesionou o tornozelo no treino da última segunda, Roberto Dornelas começou o jogo com Casanova, Karen, Phillips, Nicolle Chirinda e Barbara. Rodrigo Galego escalou o Sampaio com Alana, Tainá Paixão, Patty, Lê Lisboa e Érika.

O jogo começou igual, com o Sport tendo ligeira vantagem na maior parte do primeiro período, que terminou empatado a 14 pontos. Com Patty, Tryggedsson e companhia afiadas do perímetro, o Sampaio tomou o controle do jogo no segundo quarto, com uma parcial 28-6 que deixou o time visitante com boa vantagem no intervalo (20×42).

Trygeddsson foi a melhor do jogo (Kleber Soares/Sport/Glória do Goitá)

O tubarão seguiu melhor e dominando o placar, ampliando a diferença para 28 após trinta minutos (37×65). No quarto final, usando bem sua rotação, o Sampaio chegou a ter 40 pontos na dianteira, mas Phillips e as leoas conseguiram estancar o déficit, que ficou em 29.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop, Tietê Agroindustrial, Flexquadra e Cirúrgica Fernandes.