Luana é marcada por três do Sampaio (Vitor Bett/KTO Blumenau)

Contando com praticamente força máxima, o Sampaio Basquete chegou à sua sexta vitória consecutiva na LBF 2021 neste domingo (27/6).

Fora de casa, o tricolor derrotou o KTO/Blumenau por 72 a 56, no ginásio Galegão, em Blumenau (SC), e dorme na segunda posição da classificação – SESI Araraquara e Vera Cruz Campinas jogam nesta segunda (17h) e o vencedor do confronto passará novamente o tubarão.

Nadia Colhado foi destaque em sua primeira partida pelo Sampaio Basquete desde o jogo 4 das finais de 2016, ano do primeiro título da equipe.

A pivô da seleção brasileira teve duplo-duplo de 11 pontos e 12 rebotes e, com 17 de eficiência, ficou com o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.

Outra estreante do dia, a norte-americana Kasi teve 8 pontos e 11 rebotes em 17 minutos na quadra. As cestinhas da equipe e do jogo, no entanto, foram as alas Tati Pacheco e Jeanne, perfeitas do perímetro (5 em 5, combinadas) e com 15 pontos cada.

Pelo KTO/Blumenau, que teve baixo desempenho nas bolas de três (5 em 21 e 23% de aproveitamento), Cacá teve 12 pontos, 5 rebotes e 5 assistências e Luana trouxe outros 11 pontos do banco.

Em situação oposta na tabela, o grupo catarinense figura na oitava posição, com 9 pontos e três vitórias em dez jogos, e segue sem vencer o oponente pela LBF em 10 duelos desde 2016.

Confira aqui as estatísticas da partida


O jogo

Norte-americana de 1,93m, Kasi fez sua estreia pelo Sampaio (Vitor Bett/KTO Blumenau)

O jogo no sul colocou frente a frente os auxiliares técnicos de José Neto na seleção brasileira.

João Camargo escalou o KTO/Blumenau com Cacá, Mariana, Vitória, Kaw e Barbara. Virgil Lopez mandou o Sampaio à quadra com Débora, Tati Pacheco, Katrina Pardee, Gil e Nadia – ainda sem Ramona, que se recupera de uma artroscopia no joelho direito.

Tati e Débora abriram o marcador com duas bolas de três. As donas da casa responderam com Cacá e Kaw, em um primeiro período equilibrado que teve apenas um ponto de vantagem para as visitantes (14×15).

Cacá busca opção; armadora foi a cestinha do KTO/Blumenau (Vitor Bett/KTO Blumenau)

Contando com a força de sua segunda unidade e explorando a força física de Kasi na área pintada, o Sampaio foi construindo vantagem e já tinha no descanso 32 a 22 a seu favor.

O tubarão seguiu superior no terceiro período, quando aumentou seu volume ofensivo, enquanto o time catarinense seguia pecando nas bolas do perímetro, que só começaram a cair no final, quando Luana converteu três e reacendeu a esperança blumenauense.

Com 18 pontos de diferença no começo do quarto período (41×59), o KTO/Blumenau se aproveitou do relaxamento da defesa maranhense e chegou a cortar o déficit para 11, forçando tempo técnico de Virgil. Mas a reação parou por aí e o Sampaio saiu do Galegão com o triunfo.


Aspas

Nadia, pivô do Sampaio e MVP da partida

Nadia e o técnico Virgil Lopez (Vitor Bett/KTO Blumenau)

“Fico muito feliz por poder ter ajudado o time em um jogo muito difícil. Temos agora vários jogos em seguida, uma viagem para Catanduva, nosso time está em uma crescente e espero que a gente siga conseguindo mais vitórias.”


Próximos jogos: O Sampaio Basquete segue na estrada e joga contra o AEC/Tietê Agroindustrial/ BAX Catanduva na terça-feira (19h30, LBF LIVE).

No dia seguinte (30/6, 17h30), também no interior paulista, o KTO/Blumenau encara o Vera Cruz em Campinas.


A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.