15 de julho de 2022

Tricolores celebram classificação (Matheus Soares/Sampaio Basquete)

O Sampaio Basquete está de volta às Finais da LBF após três anos. O bicampeão se classificou ao derrotar o Santo André na noite desta sexta, 15, por 77 a 53, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA), fechando em 2 a 0 a série semifinal.

E novamente o tricolor maranhense se apoiou na profundidade de seu elenco para vencer. Teve 15 pontos da porto-riquenha Jennifer O’Neill e mais 15 de Lê Lisboa, que também foi a vencedora do troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida, com 8 rebotes e 21 de eficiência. Tainá Paixão teve 13 pontos e 6 assistências.

Sassá, do Santo André, teve mais uma grande atuação individual e foi a cestinha do duelo, com 20 pontos e duplo-duplo de 11 rebotes. Glenda marcou 15 pontos, enquanto Lays parou nos 2 pontos e 3 assistências. Sem jogar há um mês por uma lesão no joelho direito, a ala Jaqueline estreou nos playoffs para tentar evitar a eliminação andreense – teve 5 pontos em 15 minutos.

Confira as estatísticas completas da partida

Nova boa atuação de Sassá não foi suficiente pra vitória do Santo André (Matheus Soares/Sampaio Basquete)

O tricolor aguarda o vencedor da série entre SESI Araraquara e Vera Cruz Campinas, que fazem o jogo 2 neste sábado, 16, a partir das 11h30 (de Brasília), no ginásio do SESI Araraquara, no interior paulista, com entrada gratuita e transmissão da TV Cultura. O time campineiro tem 1 a 0 na melhor de três jogos.

Confira o chaveamento dos Playoffs da LBF 2022

As equipes foram à quadra com as mesmas formações do jogo 1. O Sampaio, de Rodrigo Galego, com Jennifer O’Neill, Tainá Paixão, Patty, Lê Lisboa e Érika. O Santo André, de Rafael Souza, com Lays, Ariadna, Evelyn Larissa, Sassá e Glenda.

E as paulistas foram melhores nos primeiros minutos, pontuando com Sassá e Glenda e retendo a liderança na maior parte do primeiro período, até o Sampaio virar no minuto final (18×14), com Gabi e O’Neill.

No segundo quarto, após quase quatro minutos de hesitação dos dois lados, o tubarão contou com a pontaria de Sofie Tryggedsson do perímetro para ampliar a liderança. Foram três bolas do perímetro da dinamarquesa, que impulsionaram a parcial 16×7, quando o ataque andreense também não funcionou (34×21 no intervalo).

Um Costa Rodrigues cheio viu a classificação boliviana (João Marcos/Sampaio Basquete)

No segundo tempo, o Sampaio passou a contar com a colaboração de Lisboa, futura MVP do jogo, no ataque, e ampliou a liderança no terceiro quarto. A parcial 20-11 já via o tubarão com 22 pontos de vantagem antes do quarto decisivo.

Com pouco tempo para conseguir uma virada épica, o Santo André foi para cima, liderado por Sassá, só que do outro lado o Sampaio seguia produzindo ofensivamente e ainda venceu a última parcial acirrada, por 23 a 21.


Aspas:

Le Lisboa, ala/pivô do Sampaio Basquete e melhor da partida

“Jogo duro, intenso. Estamos muito felizes, será a minha primeira final e com um elenco mais que especial, que sempre luta por cada bola, que se entrega, que trabalha muito duro e se tornou uma família! Seguimos fortes e focados para a final.”

(João Marcos/Sampaio Basquete)

Sassá, ala/pivô do Santo André

“As coisas não deram certo, tivemos algumas dificuldades e e vamos continuar trabalhando firme para próxima temporada. Parabéns para a equipe delas pela continuação no campeonato, e feliz demais pelo nosso time e por toda a temporada, com tudo que passamos e até onde chegamos. Agradeço a toda nossa comissão, que foi um dos maiores motivos para nossa evolução nessa temporada. Estou muito feliz pela liga, pelo meu desenvolvimento e quero melhorar muito mais.”


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop, Tietê Agroindustrial, Flexquadra e Cirúrgica Fernandes.

 

SEMIFINAIS LBF 2022

*Horários de Brasília

Sampaio Basquete (2º) 2X0 (3º) AD Santo André

Jogo 1: 9/7, Santo André/SP. SAN 69X82 SMB

Jogo 2: 15/7, São Luís/MA. SMB 77X53 SAN

 

SESI Araraquara Basquete (1º) 0X1 (4º) Vera Cruz Campinas

Jogo 1: 10/7, Campinas/SP. VER 54×42 SES

Jogo 2: 16/7, 11h30, SESI Araraquara, Araraquara/SP. Entrada: gratuita – ingressos em http://araraquara.sesisp.org.br/. Transmissão: TV Cultura

Jogo 3 (se necessário): 18/7, 19h30, SESI Araraquara, Araraquara/SP. Entrada: gratuita – ingressos em http://araraquara.sesisp.org.br/. Transmissão: LBF LIVE e YouTube da LBF