Bolívia saiu na frente sobre o rubro-negro paulista (Juca Ferreira)

Jogando fora de casa, o Sampaio Basquete saiu na frente na abertura dos Playoffs da LBF CAIXA 2019. O time comandado por Cristian Santander derrotou o Ituano Basquete por 61 a 55, no ginásio Prudente de Moraes, em Itu (SP), e está em vantagem na série melhor de três das quartas de final.

Bolívia Querida contou sobretudo com 16 pontos e 7 rebotes da MVP da partida, Raphaella Monteiro, que conquistou seu nono troféu na temporada, e com outros 11 de Vitória Marcelino. No rubro-negro, Gabriela marcou 14 pontos e 10 rebotes e Monica Nascimento registrou outro duplo-duplo de 11 pontos e 14 rebotes antes de ser excluída com 5 faltas a pouco menos de dois minutos do final.

Agora a série viaja para o Maranhão. O jogo 2 é na quinta-feira, 4 (19h30), no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís. Será a primeira chance do Sampaio fechar a série. Vitória do Ituano força o jogo três no dia seguinte (5, também às 19h30 e no mesmo ginásio).

Gabriela foi bem no duelo contra a argentina Leiva e teve um duplo-duplo para o galo (Juca Ferreira)

O jogo – O time da casa começou melhor e comandou o placar do primeiro período durante os primeiros minutos, com o Sampaio virando apenas no minuto final. Com bom desempenho na linha dos três pontos (50% no 2º quarto), as visitantes então tomaram o ritmo do jogo e se mantiveram à frente no segundo quarto, levando cinco pontos de vantagem para o intervalo.

O Ituano melhorou sua postura no terceiro período, quando foi mais eficiente que o rival (46,3% de aproveitamento, contra 41,3% do Sampaio) e seguiu incomodando, mas sem conseguir tirar a diferença do placar na melhor parcial da partida, que terminou empatada em 19 pontos.

As equipes tentaram manter o ritmo intenso do terceiro período, mas passaram os primeiros três minutos do último quarto sem pontuar – nervosismo ofensivo que manteve a última parcial baixa. Quando as donas da casa reagiam e ameaçavam a virada, as maranhenses tratavam de apagar o incêndio e esfriar o ímpeto ituano e do bom público presente ao jogo.

Monteiro conquistou o 9º troféu de MVP da partida na temporada – recordista (Juca Ferreira)

“Acho que a gente se concentrou no que o Cristian pediu no vestiário, que era melhorar a defesa e puxar contra-ataques. A gente focou nisso, conseguiu impor nosso ritmo e (conquistar) a vitória”, comentou Monteiro, que prevê jogo duro em São Luís.

“Com certeza vai ser mais uma batalha. Elas não vão para perder, sabemos disso. Mas o apoio da nossa torcida é fundamental pra gente conseguir a vitória e seguir para a semifinal, que é o nosso objetivo”, completou a MVP do jogo.

Para Gabriela, a cestinha do galo na noite, faltou confiança para o time paulista sair com a vantagem.

“Entramos focadas, mas cometemos erros bobos e erramos bolas que não costumamos errar. Sabíamos que era um jogo difícil e não podíamos cometê-los. Foi um jogo bom, acho que lá também vai ser e não tem nada perdido. Agora é ir pra lá, tentar ganhar e forçar o terceiro. A gente tem que entrar acreditando mais que pode. A gente jogou de igual pra igual com o segundo colocado e tem plenas condições de ganhar; é acreditar, eu acho que dá”, comentou a ala/pivô do Ituano Basquete.

Monica Nascimento fez boa partida até cometer a quinta falta nos momentos finais (Juca Ferreira)

Nesta terça-feira, Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip (8º) e Vera Cruz Campinas (1º) abrem sua série das quartas de final no ABC paulista, a partir das 20 horas, com entrada gratuita e transmissão online da LBF LIVE, gerenciada pela TV NSports.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.