3 de maio de 2022

Lisboa dribla Chirinda; ala/pivô tricolor foi a melhor da noite (João Marcos/Sampaio Basquete)

Na abertura do segundo turno da fase de classificação da LBF 2022, o Sampaio Basquete não tomou conhecimento do Sport/Glória do Goitá e dominou o duelo do nordeste nesta terça-feira, 3. O tricolor venceu o rubro-negro por 68 a 33, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA), com três atletas se destacando.

A capitã Patty teve 16 pontos, mas a cestinha da noite foi Lê Lisboa, autora de 19 pontos, 6 rebotes e dona da maior eficiência (22) para levar pela segunda vez no ano o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida. Gabi Guimarães teve apenas 5 rebotes, mas dominou nos rebotes, com 18 – segunda marca da temporada.

Nenhuma atleta do Sport teve pontuação em dígitos duplos. Nicolle Chirinda liderou, com 9 pontos. Ineidis Casanova foi detida com apenas 2. Maira Horford, outros 4.

Bem marcada, Casanova teve noite apagada em São Luís (João Marcos/Sampaio Basquete)

O jogo marcou a reestreia de Tainá Paixão com a camisa do Sampaio Basquete. A campeã e MVP das Finais de 2019 foi titular e atuou por 27 minutos, com 8 pontos e 4 assistências.

Confira as estatísticas completas da partida

Os 33 pontos do Sport/Glória do Goitá marcaram a pior performance ofensiva da LBF em mais de sete anos. Em dezembro de 2014, o próprio time pernambucano sofreu uma dura derrota para o rival América de Recife – à época, comandado por Dornelas – por 92 a 26.

O Sampaio tem agora 19 pontos e nove vitórias em dez jogos. Já o Sport/Glória do Goitá tem 13 pontos e apenas três triunfos.

Confira a classificação da LBF 2022

Paixão voltou ao Sampaio com 8 pontos (João Marcos/Sampaio Basquete)

Com Paixão, Rodrigo Galego escalou o tubarão também com O’Neill, Patty, Lê Lisboa e Gabi Guimarães. Roberto Dornelas montou o leão com Casanova, Karen, Maira Horford, Chirinda e Barbara.

O Sport abriu o placar com Chirinda, mas as donas da casa logo tomaram o controle, aproveitando a pontaria no perímetro, fazendo 14 a 5 na primeira parcial. O jogo seguiu com baixa intensidade ofensiva, com o segundo quarto mostrando o Sampaio ainda melhor e ampliando a vantagem no placar, reduzindo o adversário a apenas 11 pontos na primeira metade do jogo (27×11).

Dornelas observa noite irregular rubro-negra (João Marcos/Sampaio Basquete)

A noite rubro-negra seguiu difícil no terceiro período, apesar da ligeira melhora ofensiva, com 5 pontos de Chirinda. Do outro lado, Paixão e Lisboa convertiam de fora e O’Neill contribuía dentro do garrafão (41×22).

No fim, o tubarão deslanchou, em seu melhor momento no jogo, com todas as titulares contribuindo ofensivamente – especialmente Lisboa, que marcou 6 dos últimos 11 pontos tricolores para ficar com o troféu de melhor do jogo.


Próximos jogos: O Sport/Glória do Goitá segue na estrada e, no sábado, 7, (11h de Brasília) encara a Sodiê Doces/Mesquita/LSB em Mesquita (RJ), na partida que marca a estreia do novo horário da LBF na TV Cultura.

Na quinta-feira, 12 (19h30, LBF LIVE), o Sampaio Basquete faz o mesmo caminho e encara a equipe fluminense na mesma Arena Sodiê.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.