19 de março de 2022

Sassá finaliza para o Santo André (Nathane Agostini/Ituano Basquete)

A LBF na TV Cultura deste fim de semana teve um grande jogo entre dois campeões da liga. No início da tarde deste sábado, 19, o Santo André superou o bom começo do Ituano Basquete e arrancou uma importante virada, vencendo por 76 a 69 no ginásio Prudente de Moraes, em Itu (SP).

Com 22 pontos, Tati Pacheco, do galo, foi a cestinha da partida. Em uma de suas melhores exibições em sete temporadas na LBF, Sassá, com duplo-duplo de 20 pontos e 15 rebotes e 28 de eficiência, foi o maior destaque de Santo André e a vencedora do troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida. Glenda adicionou outros 19 pontos na vitória. Pelo Ituano, Mari Dias ainda teve 16 pontos e 11 rebotes, e Gil outros 13 pontos.

Confira as estatísticas completas da partida

Foi a segunda vitória andreense em dois jogos no ano, em campanha similar à do Sampaio Basquete, que também venceu nesta sexta. Já o Ituano conheceu seu segundo revés na temporada e segue com 0% de aproveitamento.

Foi também a sexta vitória de Santo André sobre o Ituano no histórico de sete jogos entre as equipes pela LBF, desde 2018 – e a terceira em quatro jogos em Itu.

Tati Pacheco procura companheira; ala foi a melhor do galo neste sábado (Nathane Agostini/Ituano Basquete)

O início de jogo foi todo do galo, que começou mais concentrado e fez 12-0 nos primeiros minutos, obrigando um furioso Rafael de Souza a pedir tempo. Com Tati Pacheco pontuando dentro e fora do garrafão, o rubro-negro fechou a primeira parcial em 29 a 17.

No segundo quarto, as visitantes ajustaram a defesa e inibiram o ataque ituano, ao passo que aproveitavam melhor as chances do outro lado da quadra para reduzirem a diferença para apenas um ponto no intervalo (39×38).

A agressividade do Santo André seguiu no terceiro período, quando o time passou a dominar o placar, com duas bolas de três importantes de Jaqueline e Sassá e também com a boa contribuição do banco – especialmente das jovens Aninha e Stephany, importantes na parcial 19×15 que deixou o time com três pontos de vantagem no placar geral (54×57).

Apagada nos últimos dois períodos, Tati Pacheco voltou a converter cestas para o Ituano, mantendo o time da casa no jogo até os minutos finais, mas o dia era mesmo de Sassá, Glenda e companhia andreense.


Aspas:

Mari Dias, ala/pivô do Ituano Basquete

“Infelizmente, foi um jogo de muitos erros. A gente realmente começou muito bem, mas nos acomodamos e talvez achamos que iríamos ganhar. Elas (Santo André) começaram a vir e nós fomos abafando. Precisamos corrigir os erros e melhorar para as próximas partidas.”

Sassá, ala/pivô da AD Santo André e melhor jogadora da partida

(📸 Nathane Agostini/Ituano Basquete)

“Fizemos uma excelente pré-temporada para nos apresentarmos bem nesse começo de competição, por isso destaco os trabalhos do Rafael Souza (técnico) e da Leila Costa dos Santos (preparadora física). Não iniciamos bem o jogo, mas depois conseguimos nos encontrar e impusemos o nosso ritmo. Mas, temos que seguir com os pés no chão, uma vez que a competição está apenas começando e as dificuldades serão grandes na sequência.”


Próximos jogos: As duas equipes voltam a jogar no próximo domingo, 27 de março. Santo André recebe no ginásio do Parque Celso Daniel, no ABC paulista, o Sampaio Basquete, a partir das 14 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Cultura. Às 17 horas, o Ituano Basquete enfrenta a Pró-Esporte/Sorocaba, fora de casa, no ginásio da Escola Portal, em Sorocaba-SP, transmissão ao vivo e online pela LBF LIVE.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.