A fase de grupos do torneio olímpico de basquete feminino no Rio de Janeiro foi finalizada neste domingo (14/08). Depois da definição dos quatro classificados do Grupo A (Austrália, França, Turquia e Japão), no domingo foi a vez das seis equipes do Grupo B entrarem em quadra, na Arena Juventude, para a definição dos outros quatro classificados.
Grande sensação no basquete feminino, os Estados Unidos conquistaram vaga antecipada, depois de venceram todos os seus jogos. Já cumprindo tabela, a seleção norte-americana entrou em quadra para duelo contra a China e conquistou mais uma esmagadora vitória.
Com expressivo duplo-duplo da pivô Brittney Griner, com 18 pontos e 13 rebotes, os Estados Unidos conquistaram mais um resultado positivo, ao bater a China por 43 pontos de diferença (105 a 62). Com a vitória, os Estados Unidos fecharam sua participação na fase de grupos com cinco vitórias em cinco partidas disputados.
Com a derrota da China, a Sérvia entrou em quadra já sabendo que estava classificada para as quartas de final. Com isso, o técnico do time sérvio rodou bastante seu time na última rodada da fase de grupos e mesmo assim o país europeu conquistou vitória sobre Senegal pelo placar de 95 a 88.
Para garantir a quarta colocação do Grupo B, a Sérvia contou com grande atuação de Sonja Petrovic, com 20 pontos, sete assistências, quatro rebotes e três roubos de bola.
Para fechar a primeira fase, Espanha e Canadá se enfrentaram em partida que decidiu a segunda colocação do Grupo B. Com campanhas e histórias praticamente iguais até então na Olimpíada do Rio de Janeiro, Espanha e Canadá fizeram jogo equilibrado até o último período, quando o time espanhol dominou os últimos dez minutos e ficou com a vitória, por 73 a 60.
Com o final da rodada, ficou definido os confrontos das quartas de final. Os Estados Unidos (1º B) duela contra Japão (4º A), a Espanha (2º B) encara a Turquia (3º A), o Canadá (3º B) joga contra a França (2º A) e a Sérvia (4º B) joga contra a Austrália (1º A).