25 de agosto de 2023

Capitã tricolor, Paixão chamou a responsabilidade no jogo de eliminação (📸 João Marcos/Sampaio Basquete)

Teremos jogo 5 nas Finais da LBF CAIXA 2023! Nesta sexta, 25, o pressionado Sampaio Basquete dominou o SESI Araraquara e venceu por 80 a 52, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA), empatando a série decisiva em 2 a 2.

Tainá Paixão brilhou com 22 pontos, 9 assistências e 7 rebotes e foi a Melhor Jogadora GOL Linhas Aéreas Da Partida. Gabi Guimarães se recuperou da atuação discreta no jogo 3 e foi importante com 13 pontos e 9 rebotes. Meli Gretter somou 12 pontos, enquanto as outras duas titulares, Manu e Mari Dias, tiveram 10 pontos, cada.

Com 16 pontos e 7 rebotes, Aline foi a principal pontuadora do time paulista, que teve apenas 37% de aproveitamento nos arremessos gerais e 26% na linha dos três (6-23). Melhor do jogo três, Vitória teve apenas 10 pontos nesta sexta. Outro destaque da partida anterior, Sossô foi reduzida a 9 pontos.

Confira as estatísticas completas da partida

Autora de 20 pontos no jogo passado, Sossô teve apenas 9 nesta sexta (📸 João Marcos/Sampaio Basquete)

Com tudo igual após quatro partidas, a decisão do grande campeão da temporada ficou para a próxima quinta-feira, 31, no ginásio Gigantão, em Araraquara (21h), com entrada gratuita e as transmissões ao vivo do sportv 2 e dos canais no YouTube do UOL Esporte, NSports, imirante, tudoep e Live Basketball BR.

Será o primeiro jogo 5 das Finais desde 2018, quando o mesmo Sampaio Basquete foi derrotado pelo Vera Cruz Campinas.


As equipes foram à quadra com:

Sampaio Basquete:

11-Gretter, 8-Paixão, 10-Manu, 23-Gabi Guimarães e 12-Mari DiasT: Cristian Santander

SESI Araraquara Basquete:

9-Maila, 8-Sossô, 17-Jaqueline, 22-Vitória e 12-Aline (C). T: João Camargo


Os treinadores repetiram as mesmas formações do jogo 3 e apenas isto foi igual neste jogo 4, que trouxe uma postura diferente do Sampaio Basquete, mais atento defensivamente, sufocando o ataque do SESI, e implacável no ataque, fazendo 25 a 9 no primeiro quarto.

O tubarão seguiu agressivo no período seguinte, quando Paixão passou a dominar o ataque. A ala/armadora fez três cestas seguidas de fora e incendiou o Costa Rodrigues. Tímido, o clube paulista não se acertava no ataque e viu o tricolor abrir ainda mais a vantagem: 43 a 17 para as donas da casa.

Torcida compareceu em peso nos dois jogos das Finais em São Luís (📸 João Marcos/Sampaio Basquete)

A bronca no vestiário fez as visitantes melhorarem e voltarem aproveitando mais as chances ofensivas. O trio que se destacou no jogo 3 começou a pontuar e, auxiliado pelas bolas de três de Jaqueline, fez o SESI vencer a terceira parcial por 25 a 10 e reduzir a diferença para 17.

Mas uma bola do perímetro de Manu de Oliveira no início do período final colocou gelo na reação paulista e o Sampaio voltou a se afirmar como o dono do jogo. Inflamado pelos mais de 1.500 torcedores presentes, o tubarão venceu a última parcial e fechou o triunfo com expressivos 28 pontos de diferença.


A LBF CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, o patrocínio oficial da CAIXA e os patrocínios da Patriani e da Renata e tem a Wilson como bola oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o UOL, o tudoep, a CBN Campinas, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros oficiais de mídia, o sportv como emissora dos playoffs, os apoios da Flexquadra e Udiaço e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de Rede PitStop e Cirúrgica Fernandes.

FINAIS LBF CAIXA 2023

*Horários de Brasília

(1º) SESI Araraquara Basquete 2X2 Sampaio Basquete (2º)

Jogo 1: 15/8, 21h, Ginásio Gigantão, Araraquara/SP. SES 62X57 SMB

Jogo 2: 17/8, 21h, Ginásio Gigantão, Araraquara/SP. SES 51X59 SMB

Jogo 3: 23/8, 21h, Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA. SMB 56X70 SES

Jogo 4: 25/8, 21h, Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA. SMB 80X52 SES

Jogo 5: 31/8, 21h, Ginásio Gigantão, Araraquara/SP