Campeão da primeira edição da história da Liga de Basquete Feminino (LBF), em 2010/2011, o Basketball Santo André/APABA busca ter nova glória no campeonato nacional. Para que isso aconteça, a diretoria e a torcida andreense aposta em tudo novo em sua equipe, desde a comissão técnica até mesmo suas jogadoras.
Formado por muitas jogadoras jovens, o Santo André é dono do elenco com a menor média de idade da atual temporada da LBF, com apenas 21,9 anos de média. Mesmo com tantas atletas jovens, ainda sobra espaço para jogadoras experientes desempenharem papel fundamental na equipe, caso da ala Jaqueline, cestinha do Santo André na LBF passada, com 13,4 pontos, e as pivôs Simone e Tati.
Aos 23 anos, a ala/armadora Tássia também é uma das peças fundamentais do elenco do Santo André. Depois de conquistar média de 10,2 pontos e 2,6 assistências de média em 20 partidas na temporada passada, a camisa 8 faturou o prêmio de atleta revelação e chega para a temporada 2015/2016 buscando melhorar ainda mais seu desempenho dentro de quadra.
Já na comissão técnica, o Santo André também apresenta novidades. Depois de trabalhar por mais de 40 anos no comando técnico de times de base e adulto de Santo André, a técnica Laís Helena encerrou sua vitoriosa carreira e agora exercerá a função de supervisora técnica da equipe da Região do Grande ABC de São Paulo.
Para seu lugar, a ex-auxiliar técnica do próprio Santo André, Arilza Coraça, comanda o time andreense a partir da temporada 2015/2016. E logo em sua primeira experiência no comando técnico, Arilza levou seu time até a decisão do campeonato estadual de São Paulo, mas acabou sendo derrotado pelo Corinthians/Americana.
Falando em duelo entre Santo André e Americana, os dois times voltam a se enfrentar no dia 20/11, às 20 horas (de Brasília), no Centro Cívico, em Americana (SP), no duelo que marca a abertura da temporada 2015/2016 da LBF.