A partir desta sexta-feira (08/04) a bola laranja sobe para o momento mais importante da temporada 2015/2016 da LBF CAIXA. Direto do Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), Maranhão Basquete e Corinthians/Americana entram em quadra, às 19h30 (de Brasília), para dar início aos playoffs do principal campeonato de basquete feminino do Brasil. A partida terá transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Dono da campanha de 17 vitórias em 20 partidas disputadas, o Corinthians terminou a fase de classificação da LBF CAIXA na primeira colocação e terá mando de quadra tanto na série semifinal quanto em uma possível decisão do campeonato. Por sua vez, o Maranhão fechou a 1ª fase do campeonato com campanha de oito triunfos em 20 jogos, a quarta melhor campanha da competição nacional.

“Traçamos metas no início da LBF CAIXA e a principal era sair da fase de classificação no topo da tabela para podermos jogador os playoffs em casa, ao lado da nossa torcida, fator que nos deixa muito mais fortes”, comentou a ala/armadora Karla Costa, do Corinthians.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

(Roberta Rodrigues/Divulgação)

Dono da melhor campanha da fase de classificação, o Corinthians terá mando de quadra na fase semifinal e em uma possível Final(Roberta Rodrigues/Divulgação)

Atual bicampeão da LBF CAIXA, o Corinthians busca manter sua soberania no principal campeonato de basquete feminino do Brasil. Falando em soberania, até hoje na história do campeonato nacional Corinthians e Maranhão entraram em quadra em 13 oportunidades e todos os jogos terminaram com vitória da equipe de São Paulo.

Na fase de classificação, o Corinthians contou com grande desempenho da pivô Clarissa, com duplo-duplo de 26 pontos e 23 rebotes, e da armadora Joice, com 22 pontos, para vencer respectivamente os confrontos do 1º turno contra o Maranhão por 84 a 78 e 71 e 68. Já no 2º turno o time alvinegro teve a pivô Damiris como destaque, com média de 19,5 pontos e 7,0 rebotes na rodada dupla, para vencer as duas partidas por 85 a 67 e 66 a 62.

“Este primeiro jogo no Maranhão é o mais importante da série, sem dúvidas. Sabemos que será uma partida muito difícil, tendo em vista que a equipe da Maranhao evoluiu muito durante o campeonato, mas estamos focadas e não vamos economizar em nada nesse jogo fora de casa”, disse Karla.

Patty, do Maranhão, e Andrea, do Presidente Venceslau

Com três séries semifinais disputadas, porém sem nenhuma vitória, o Maranhão busca fazer seu “dever de casa” e largar na frente nos playoffs (Cláudio Almeida/Divulgação)

Além do histórico desfavorável no confronto direto contra a equipe da cidade da Americana, o Maranhão entra em quadra buscando também melhorar seu retrospecto na fase semifinal da LBF CAIXA. A equipe maranhense já disputou três fases semifinais na história do campeonato nacional, porém saiu de quadra com derrotas em todas partidas que realizou e, consequentemente, foi eliminado com varrida nas três séries.

Enquanto o Corinthians foi dominante durante a fase de classificação, o Maranhão foi turbulento nos primeiros seis jogos da competição, ao sair de quadra com derrota em todos os jogos. Porém, no decorrer da LBF CAIXA o time comandado pelo técnico Carlos Lima melhorou seu desempenho dentro de quadra e venceu oito dos 14 jogos restantes da competição.

“Essa é uma fase do campeonato que vale tudo, por isso todo foco e atenção é mais do que fundamental. O Maranhão evoluiu no campeonato, mas nós também. Estamos determinadas a buscar essa vitória fora de casa, estudamos muito a equipe do Maranhão para tentar anular o que elas fazem de melhor em quadra”, concluiu a atleta do Corinthians.

Após o Jogo 1 que abre os playoffs da LBF CAIXA, a série entre Corinthians/Americana e Maranhão parte para a cidade de Americana, no interior do Estado de São Paulo, onde as duas equipes se enfrentam na terça-feira (12/04), no Ginásio do Centro Cívico, às 19h (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Após a partida desta sexta-feira, Corinthians e Maranhão voltam a se enfrentam na (Divulgação)

Após a partida desta sexta-feira, Corinthians e Maranhão voltam a se enfrentam na terça-feira (12/04), às 19 horas (Divulgação)

Confira a programação completa da série semifinal entre Corinthians/Americana e Maranhão:

– Corinthians/Americana (1º) x Maranhão Basquete (4º)

Jogo 1 – 08/04 (sexta), às 19h30, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) – ao vivo no SporTV

Jogo 2 – 12/04 (terça), às 19 horas, no Ginásio do Centro Cívico, em Americana (SP), – ao vivo no SporTV

Jogo 3* – 14/04 (quinta), às 19 horas, no Ginásio do Centro Cívico, em Americana (SP), – ao vivo no SporTV