A Liga de Basquete Feminino participou neste sábado (9/11) do Fórum 360 Basquete: Cenário, Mercado e Mídias, realizado em São Paulo (SP).
O presidente Ricardo Molina representou a entidade no evento que discutiu a modalidade com nomes da imprensa, mercado, agências e entidades como a Confederação Brasileira de Basketball (CBB), a Liga Nacional de Basquete (LNB) e a NBA.
Em seu painel, Molina expôs o trabalho realizado em sua gestão nos últimos dois anos, que fez o principal torneio de basquete feminino do país – a LBF CAIXA – voltar a crescer. A lenda Magic Paula foi uma das convidadas da mesa sobre Marcas, Marketing e Gestão. Já o colunista da LBF Fabio Balassiano participou do primeiro debate do evento, sobre o atual momento do basquete brasileiro e a atuação da imprensa.
“O evento foi de muito aprendizado e troca de ideias. O basquete precisa sair da caixinha e se unir para que continue crescendo de forma sustentável. A presença da LBF é importante para que as pessoas conheçam o trabalho da Liga e possamos cada vez mais colocar o feminino na cultura da modalidade”, disse Paula, ouro no mundial da Austrália em 1994 e prata nas Olimpíadas de Atlanta-1996.
Outra figura importantíssima da história da modalidade, a campeã mundial e duas vezes medalhista olímpica Alessandra estava entre o público presente e também comentou o evento e a presença da principal liga feminina.
“De extrema importância. É um evento do basquete, independente da vertente, pois tudo o que foi apresentado, discutido e informado é para a melhoria da modalidade em âmbito nacional – desde massificação, detecção de talentos, categoria de base, Federação, NBB, LBF e NBA e como o produto é entendido por vários segmentos no qual ele está relacionado”, disse a histórica pivô.
“As informações que a LBF apresentou foram muito importantes, pois alguns presentes não tinham conhecimento do atual cenário da instituição. Uma ótima iniciativa e, para que o basquete feminino possa se fortalecer, a LBF tem que estar presente sempre”, completou Alessandra.
Outros ouvintes do fórum também elogiaram o trabalho apresentado por Molina e a LBF.
“Números são importantes, mas o trabalho diário estratégico mostra como Ricardo Molina pode contar com a paixão e paciência em seu caminho, não só em desenvolver praticamente do zero equipes que hoje têm orgulho, mas como parte social do esporte, levando isso a escolas públicas”, comentou em uma rede social a jornalista Mariana Forlevize, fazendo referência ao LBF nas Escolas, idealizado por ele, e também ao histórico do mandatário como gestor de clube.
O evento foi realizado por MPC Rio Comunicação, Old Coach Branding e Think Sports, com apoio de ACEESP (Associação de Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo), Academia Competition e Cruz Vermelha do Brasil.
A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da LBF, que organiza a LBF CAIXA e possui a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).