A maior competição de base do basquete nacional terá início no sábado (08 de agosto) na capital Curitiba, no Paraná. Durante oito dias, mais de 530 atletas representando as 26 federações e o Distrito Federal estarão em busca do título do Campeonato Brasileiro Sub-15 de Seleções Feminino e Masculino da 1ª, 2ª e 3ª Divisões. A primeira rodada do Brasileiro será disputada no domingo (09 de agosto), a partir das 08h00 (de Brasília), com 23 jogos nas três divisões.
A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) irá realizar uma série de eventos no sábado (08 de agosto). O primeiro deles, às 09h00 (de Brasília), será o Congresso Técnico no auditório do Hotel Bristol Centro Cívico. No mesmo horário, no ginásio de Esportes do SEST/SENAT, será ministrada a Clínica da Escola Nacional de Arbitragem (ENAB). Às 14h00, também no SEST/SENAT, é a vez da Escola Nacional de Treinadores (ENTB). E, às 19h00, no ginásio do Circulo Militar, está programada a Cerimônia de Abertura.
O primeiro Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino de Seleções foi realizada em 1985, em Recife (PE), e teve como campeã São Paulo. A partir de 2011 a competição recebeu o apoio do Bradesco, por meio da Lei de Incentivo, e foi disputada em três Divisões: 1ª, 2ª e 3ª.
O Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-15 Feminino é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com apoio da Federação Paranaense de Basketball e financiado com recursos do BRADESCO por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte.
Os últimos campeões:
2011
1ª Divisão – São Paulo (feminino)
2ª Divisão – Maranhão (feminino)
3ª Divisão – Rondônia (feminino)
2012
1ª Divisão – São Paulo (feminino)
2ª Divisão – Minas Gerais (feminino)
3ª Divisão – Pará (feminino)
2013
1ª Divisão – São Paulo (feminino)
2ª Divisão – Maranhão (feminino)
3ª Divisão – Alagoas (feminino)
2014
1ª Divisão – São Paulo (feminino)
2ª Divisão – Distrito Federal (feminino)
3ª Divisão – Ceará (feminino)
Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros: Èrrea e Wilson
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)