Com a dura tarefa de manter a hegemonia no Sul-Americano, a Seleção Brasileira de Basquete Feminino começa na noite desta quinta-feira (30), em Tunja, na Colombia, a edição 2018 da competição. O adversário da estreia é a Venezuela, o mesmo adversário da última final, em 2016. A bola sobe às 19h45, horário de Brasília, com transmissão a ser definida.
No grupo, alguns dos destaques da LBF CAIXA 2018, como a cestinha Jaqueline (Santo André/Apaba), a vice-campeã pelo Sampaio Basquete Tati Pacheco e a revelação Lays (São Bernardo/Brazolin/Unip), além de campeãs históricas da competição, como Babi (pentacampeã), Clarissa (tricampeã e três vezes MVP) , Érika (Sport, 2013) e Nadia (Sampaio, 2016).
“Todos os adversários são fortes neste Sul-Americano, mas vamos dar um passo de cada vez, por isso, o foco inicial está voltado à Venezuela, que é a nossa rival na estreia. Trabalhamos muito forte e com bastante foco e vamos entrar ligadas na competição”, analisou a ala Raphaella Monteiro, ao site da CBB.
A seleção defende uma hegemonia de 32 anos na competição. Desde 1986, foram 16 títulos seguidos – o último há dois anos, em Barquisimeto, na Venezuela.
Rostos conhecidos entre os adversários
A seleção deverá reencontrar jogadoras que já atuaram na LBF CAIXA, como a bicampeã Melisa Gretter (Vera Cruz Campinas e Americana), a chilena Ziomara Morrison (ex-Sampaio), a paraguaia Paola Ferrari (campeã da LBF em 2014 por Americana), a venezuelana Waleska Pérez (ex-Blumenau) e as outras argentinas Macarena D’Urso, Agustina Leiva, Andrea Boquete e Ornella Santana, que atuaram na Liga brasileira por Presidente Venceslau em temporadas distintas.
Com médias de 1,83m e 28 anos, o elenco brasileiro comandado por Carlos Lima está no grupo A da competição, que também tem Paraguai e Chile. O Grupo B tem a anfitriã Colômbia, Equador, Argentina e Peru. As quatro melhores seleções passam para as semifinais, que começam no dia 3. A decisão acontece em 4 de setembro.
SUL-AMERICANO 2018
Coliseo Cubierto San Antonio – Tunja, Colômbia
Fase de Grupos
Grupo A (horário de Brasília)
30/8 – 19h45 – Brasil x Venezuela
31/8 – 15h15 – Brasil x Paraguai
1/9 – 18h45 – Brasil x Chile
SELEÇÃO BRASILEIRA
Armadoras: Babi Honório (Vera Cruz/Campinas), Lays da Silva (São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip) e Tainá Paixão (Las Heras-Argentina)
Alas: Izabella Sangalli (Club Tomás de Rocamora/Argentina), Jaqueline de Paula (Basketball Santo André/Apaba), Raphaella Monteiro (União Sportiva/Portugal) e Tati Pacheco (Sampaio Basquete)
Pivôs: Clarissa dos Santos (Lyon Asvel/França), Érika de Souza (Perfumerías Avenida/Espanha), Stephanie Soares (ADC Bradesco), Nádia Colhado (Uni Girona/Espanha) e Gil Justino (Vera Cruz/Campinas)