A bola vai enfim subir para a sétima edição da história da LBF CAIXA. Nesta quinta-feira (15/12), às 20 horas (de Brasília), direto do Ginásio do Centro Cívico, em Americana (SP), Corinthians/Pague Menos/Americana e Presidente Venceslau entram em quadra para a abertura da temporada 2016/2017 da LBF CAIXA.
A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.
Na temporada passada, Corinthians e Presidente Venceslau tiveram campanhas totalmente diferentes. Dominante na fase de classificação, a equipe alvinegra fechou a primeira parte da LBF CAIXA com a melhor campanha e depois de vencer o Maranhão na semifinal dos playoffs acabou ficando com o vice-campeonato depois de derrota para o Sampaio Corrêa Basquete por 3 a 1.
Já Presidente Venceslau não conseguiu conquistar seus objetivos e fechou a campanha na lanterna da fase de classificação da LBF CAIXA. A equipe comandada pelo técnico Flávio Prado venceu apenas dois de seus 20 jogos na fase de classificação do maior campeonato de basquete feminino do Brasil.
Como forma de preparação, Corinthians e Venceslau tiveram pré-temporadas parecidas. A equipe comandada pelo técnico Vendramini usou os Jogos Abertos do Interior como teste para a LBF CAIXA e conquistou o título da competição. Já Presidente Venceslau disputou o campeonato paulista e por pouco não saiu com o título da competição, ao perder para Santo André/APABA no jogo de vida ou morte.
“Nós nos reapresentamos no final do mês de agosto e disputados os Jogos Abertos. De agosto até hoje nós só treinamos. O que eu estou vendo de um tempo pra cá é que as atletas, conforme a estreia vai chegando, estão mais alegres e mais motivada”, comentou Vendramini, técnico do Corinthians.
Se na preparação as duas equipes apresentam situações semelhantes, na montagem de seus elencos a história é outra. O time de Americana não só preservou a base do elenco que disputou a temporada passada como também foi ao mercado, se reforçou e será formado pelas armadoras Babi, Joice e Melissa Gretter, as alas Ana Calixto, Karla Costa, Patrícia “Chuca” e Izabella Sangalli e as pivôs Damiris, Êga, Tati Conceição e Maria Carolina.
Já Presidente Venceslau sofreu com as baixas de Natália Burian, Maila Ciciardi, Carol e Bárbara, que deixaram o time depois do vice-campeonato paulista, precisou se reforçar o mais rápido possível para início do campeonato e acertou a contratação da ala/armadora Yasmin Gonçalves, a ala Joice Coelho e a pivô Mônica Nascimento.
“É gratificante receber uma oportunidade dessa de de vestir a camisa do Presidente Venceslau. Fui contrata há poucos dias, mas estou aqui à disposição do time para ajudar a minha equipe nesse campeonato”, comentou Joice, novidade do Presidente Venceslau para a LBF CAIXA.
“A gente já conhece muito bem o Corinthians e sabemos que será um duelo muito complicado, mas que não é impossível. Estamos prontas para o que der e vier”, completou Joice.
Fora das quadras desde o final do mês de fevereiro, após sofrer grave lesão de rompimento do ligamento do joelho, a experiente ala Patrícia Chuca já está em fase final de recuperação, mas deve voltar a atuar nas quadras da LBF CAIXA apenas no ano que vem.
Na temporada passada, Corinthians e Presidente Venceslau se enfrentaram em quatro oportunidades, duas partidas realizadas em Americana e duas em Venceslau. Ao final dos confrontos diretos na fase de classificação, o time comandado por Vendramini venceu quatro dos quatro jogos e teve saldo de cesta de 77 pontos.
Após se enfrentarem na abertura da LBF CAIXA, Corinthians e Presidente Venceslau voltam a se enfrentar pela fase de classificação no próximo sábado (17/12), às 19 horas (de Brasília), novamente no Ginásio Cento Cívico, em Americana (SP).