Pela terceira vez consecutiva a equipe da cidade de Americana vai disputar o título da LBF CAIXA. No Ginásio do Centro Cívico, no interior do Estado de São Paulo, o Corinthians/Americana abriu 21 pontos no primeiro quarto, segurou a fortíssima reação do Maranhão Basquete nos instantes finais e fechou a série semifinal em 2 a 1, ao terminar partida com vitória pelo placar de 72 a 67.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com a CAIXA como patrocinadora master, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

100%: Nos últimos quatro anos a fase final da LBF CAIXA foi disputada pelo sistema de playoffs e a equipe do interior do Estado de São Paulo esteve presente em todas as disputadas de Final.

Pela manutenção: Maior campeão da história da LBF CAIXA, com três conquistas, o time comandado pelo técnico Antônio Carlos Vendramini vai em busca de seu terceiro título consecutivo no campeonato nacional.

Fala aí #1:“Isso aqui de hoje vale todo o esforço diários que a gente passa. Estamos de parabéns, somos uma equipe muito aguerrida dentro de quadra e hoje lutamos muito. Somos merecedores do que conquistamos aqui hoje”, falou a armadora Joice, do Corinthians.

Nome do jogo: Com grande desempenho nos fundamentos de ponto e rebotes, a pivô Damiris saiu de quadra com 17 tentos e oito sobras, e foi dona de atuação fundamental para o triunfo alvinegro.

Também ajudou: Companheira de Damiris no garrafão, Gilmara fechou o jogo com 14 pontos, sete rebotes e quatro assistências, e também esteve entre as principais destaques da vitória do Corinthians.

Fala aí #2: “Era tudo ou tudo para nós hoje. Nosso início foi muito bom, entramos concentradas em quadra, abrimos vantagem no placar e foi o que fez a diferença. No segundo tempo caímos de produção, mas conseguimos a classificação para mais uma Final”, disse a pivô Gil, do Corinthians.

Sangue nos olhos: Sem deixar o Maranhão respirar, o Corinthians defendeu com maestria, foi praticamente perfeito ofensivamente e abriu 17 pontos de vantagem nos primeiros cinco minutos de jogo (20 a 3).

Continuou lutando: Depois de ver o Corinthians dominar o primeiro período e abrir 21 pontos (30 a 9), o Maranhão diminuiu a desvantagem no segundo período, continuou melhor no início da 2ª etapa e conseguiu reduzir a diferença do placar para nove pontos (52 a 43).

Só quatro: O Maranhão seguiu firme em busca da reviravolta no placar no decorrer do jogo e chegou a reduzir a desvantagem para apenas quatro pontos nos instantes finais (69 a 65), mas o Corinthians soube administrar sua vantagem e saiu de quadra com a vitória e a classificação.

Números comprovam: A equipe alvinegra construiu sua vitória mais uma vez a partir do garrafão. O time do técnico Vendramini contou com 31 pontos e 15 rebotes de suas pivôs titulares, já o Maranhão teve apenas nove tentos e cinco sobras.

Fala aí #3:“Para ganhar precisa ter um jogo inteiro jogando bem. Ficamos em quarto lugar e isso é bom também. Nosso dever foi cumprido na competição. Treinamos muito para bater o Corinthians, conseguimos uma vitória, mas não foi o suficiente para avançarmos nos playoffs”, analisou Letícia, do Maranhão.

Moral muito alta: Mesmo sem a classificação para decisão da LBF CAIXA, o Maranhão encerrou sua participação na temporada 2015/2016 do campeonato nacional feminino com a moral muito alta, com grande recuperação na fase de classificação após perder seis partidas seguidas e também com série muito equilibrada contra o Corinthians.

Força das arquibancadas: Mais uma vez o Americana contou com um Centro Cívico lotado e saiu de quadra com sua 11ª vitória em 12 jogos ao lado de seu torcedora na temporada 2015/2016 da LBF CAIXA.

Quem será? Agora o Corinthians espera o vencedor do confronto entre Sampaio Corrêa Basquete e Uninassau/América para sair quem será seu rival na disputa do título da sexta edição da LBF CAIXA.

Incansável: Famosa por suas qualidades defensivas, a armadora Joice não desgrudou da cubana Casanova por um segundo sequer, e a atleta que vinha sendo a principal destaque do Maranhão saiu de quadra 12 pontos em 32 tentados (37% de aproveitamento).