Dois dos representantes da Região Nordeste do Brasil na LBF iniciam sua jornada na temporada 2015/2016 neste sábado (21/11). Direto do Ginásio de Esportes Wilsom Campos, em Recife (PE), Uninassau/América e Sampaio Correa Basquete se enfrentam na primeira rodada do principal campeonato de basquete feminino do Brasil.

Dois dos times mais novos da atual edição 2015/2016 da LBF, o América de Recife e o Sampaio Correa iniciam o campeonato nacional entre os favoritos. Na temporada passada, em sua primeira experiência na LBF, a equipe pernambucana foi dominante durante toda a competição e conquistou o vice-campeonato.

Para 2015/2016, o time comandado pelo técnico Roberto Dornellas perdeu as três cestinhas de sua campanha na temporada passada, porém, para se manter entre os times que brigam forte para o título do campeonato nacional, a diretoria do América investiu forte e reforçou seu elenco com dez novos reforços.

“Se existe algum nervosismo, é mais por ser a estreia e o nosso primeiro jogo da temporada. O fato de o outro time ser novo não influencia muito nisso, até porque já conhecemos a maioria das jogadoras”, comentou a ala Tati Pacheco, uma das principais atletas do plantel do América.

aaaaaa

Comandado pelo técnico Roberto Dornelas, o América de Recife terminou com o vice-campeonato da última edição da LBF (Divulgação/América)

Com a comissão técnica mantida e o elenco reformulado para a nova temporada, o América espera repetir os mesmos feitos da temporada anterior, quando terminou o campeonato com o melhor ataque, com 90,5 pontos de média, e  com a melhor defesa, com apenas 57,3 pontos sofridos por jogo, porém , desta vez o elenco do time pernambucano quer ficar com o título.

“Não pensamos muito nessa questão de favoritismo. Sabemos que somos uma grande equipe com chances de brigar pelo título, mas preferimos deixar essa questão de lado e focar somente em fazer um grande campeonato”, disse Tati.

“Como uma das mais experientes no time, me sinto mais preparada, confiante e pronta para contribuir com isso, sempre da melhor maneira e com o que for necessário para a equipe. Podem ter certeza de que não vai faltar vontade e determinação da minha parte”, completou a ala.

Já o Sampaio Correa, que junto com o Maranhão Basquete é um dos representantes do Estado do Maranhão no campeonato nacional, e terá em 2015/2016 a sua primeira experiência no principal campeonato de basquete feminino do país.

Assim como seu adversário, a equipe maranhense é um dos times que atuaram mais forte na construção de seu elenco. Para sua temporada de estreia na LBF, o tricolor de São Luís terá, além da treinadora cubana Lisdeivis Pompa, grandes nomes como a armadora Eica Wheeler, as alas Iziane, Palmira, Ramona, Crystal Bradfort e a pivô Nádia.

“Nossa equipe é formada por jogadoras muito experientes e já temos um certo entrosamento por termos jogado juntas em outros times e na seleção brasileira. A nossa postura dentro de quadra fará com que joguemos de igual para igual contra todas equipes”, comentou  a pivô Nádia Colhado, do Sampaio Correa.

“Estamos muito centradas para esse primeiro jogo, por isso, acho que não existe nenhum nervosismo dentro da equipe. Claro que todas devem estar um pouco ansiosas com a estreia, o que é normal dentro de qualquer time, pois queremos começar bem e com vitória”, completou a pivô. 

aaaaaaaaaaaaaaa

Com eleito repleto de nomes fortes, Sampaio Correa entra em sua primeira temporada na LBF entre os favoritos (Divulgação/Sampaio Basquete)

Para a temporada 2015/2016 do principal torneio de basquete feminino do país foi definido que as equipes se enfrentarão em turnos dobrados. Os seis times jogarão entre si em quatro oportunidades, sendo duas vezes como mandante e outras duas como visitante, totalizando 20 partidas realizadas por equipe ao final da fase de classificação.

Com isso, América e Sampaio Correa se enfrentam novamente neste domingo (22/11), às 11 horas (de Brasília), em duelo mais uma vez realizado no Ginásio de Esportes Wilsom Campos, em Recife (PE).