No início do mês de fevereiro, Presidente Venceslau e Maranhão Basquete viviam o mesmo cenário na LBF, ambos sem vitórias na competição. Duas semanas se passaram, agora as duas equipes vivem momentos totalmente diferentes e entrarão em quadra nesta terça-feira (23/02), no Ginásio da UNIESP, em Presidente Venceslau (SP), às 20 horas (de Brasília), um tentando encerrar uma grande sequência negativa, o outro buscando a manutenção de sua invencibilidade.

Além do confronto desta terça, as duas equipes voltam a se enfrentar na quarta-feira (24/02), também no Ginásio da UNIESP, desta vez às 21h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

(Divulgação)

Presidente Venceslau e Maranhão entram em quadra vivendo momentos completamente diferentes na fase de classificação da LBF (Divulgação)

Mesmo fora de casa, o Maranhão chega para o duelo contra Presidente Venceslau em busca de colocar em prova seu favoritismo e aumentar sua sequência de vitórias na LBF. Depois de iniciar sua campanha na sexta edição do campeonato nacional com seis derrotas consecutivas, o time da Região Nordeste do Brasil venceu quatro partidas em sequência e hoje é um dos times maias quentes da competição.

Na última semana, a equipe comandada pelo técnico Carlos Lima enfrentou o Santo André/APABA, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), e fez muito bem sua lição de casa. Em duas partidas bem parecidas, a equipe maranhense superou o time da Região ABC de São Paulo e, além de subir na tabela de classificação, deixou a equipe andreense, que possuía a mesma campanha que Maranhão no início do confronto, longe da briga por playoffs.

Andrea, do Pres. Venceslau, e Ramona, do Sampaio

A equipe venceslauense ainda segue em busca da primeira vitória na LBF 15/16 (Cláudio Almeida/Divulgação)

Por sua vez, Presidente Venceslau espera usar o fator casa para finalmente vencer na sexta edição da LBF. Depois de se classificar para os playoffs da LBF na temporada passada, a equipe venceslauense não vem conseguindo repetir a boa campanha e acumula 12 derrotas em 12 partidas disputadas na temporada.

Nas duas últimas semanas da LBF o time do técnico Flávio Antônio enfrentou quatro partidas seguidas contra o Sampaio Corrêa, equipe que briga pela liderança da tabela de classificação, e não conseguiu sair de quadra com triunfo em nenhum dos quatro jogos.

Os duelos desta terça e quarta-feira são válidos já pela disputa do segundo turno da fase de classificação da LBF. Na primeira parte do campeonato Maranhão e Presidente Venceslau se enfrentaram na Região Nordeste do Brasil e Maranhão conseguiu dois triunfos seguros.

Na ocasião, para sair de quadra com vitórias pelos placares de 62 a 56 e 75 a 61, o time maranhense contou com grande trabalho da pivô cubana Clenia Noblet, que teve atuação dominante dentro do garrafão e foi destaque dos triunfos de sua equipe em ambas as partidas, com respectivos 17 pontos e nove rebotes e 14 pontos e sete rebotes.

Mesmo com a grande sequência de vitórias e enfrentando um adversário que ainda não venceu na LBF, Maranhão terá que superar uma marca que ainda não conseguiu ainda nesta atual edição do campeonato nacional: vencer longe de sua torcida. Até agora, o time disputou maranhense quatro partidas como visitante e ainda não venceu.

Por outro lado, o histórico recente no confronto entre Maranhão e Presidente Venceslau é amplamente favorável para a equipe da Região Nordeste do Brasil, que venceu todos os quatro jogos que disputou contra Venceslau e jamais saiu de quadra derrotada em um confronto direto.

O Maranhão é um das duas equipes da LBF que entrarão em 2016 sem vitórias no campeonato nacional (Paulo de Tarso Jr/Sampaio Basquete)

Sem nunca ter perdido para Venceslau na LBF, Maranhão procura vencer as primeiras partidas longe de casa na temporada (Paulo de Tarso Jr/Sampaio Basquete)