Cacá desequilibrou a favor das catarinenses (📸 Vitor Bett/KTO Blumenau)

Jogando em casa neste sábado (31/7), o KTO/Blumenau venceu o Sampaio Basquete por 65 a 63 e saiu na frente na série semifinal da LBF 2021. O triunfo no ginásio Galegão, em Blumenau (SC) foi o primeiro da equipe em semifinais na história da LBF.

E o principal destaque do jogo foi Cacá. A armadora foi a cestinha da noite – ao lado de Gil, do Sampaio -, com 17 pontos, mas também teve 8 assistências, 6 rebotes, 4 roubos de bola e 26 de eficiência para levar o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.

Outros nomes do jogo foram Vitória Marcelino, com 13 pontos para o time local; Tati Pacheco, com 13 pontos e 8 rebotes para o Sampaio; e Débora Costa, que esteve muito próxima de um triplo-duplo, com 11 pontos, 9 rebotes e 9 assistências.

Confira aqui as estatísticas da partida

No próximo domingo (8/8), a série vai para São Luís, onde os times jogam no ginásio Costa Rodrigues às 14 horas, com transmissão ao vivo da TV Cultura.

Já neste domingo (1), Vera Cruz Campinas e Ituano Basquete abrem a outra semifinal em Campinas, às 14 horas, com transmissão ao vivo da TV Cultura.

Confira o chaveamento dos Playoffs LBF 2021

Débora beirou um triplo-duplo em SC (Vitor Bett/KTO Blumenau)

Primeiro período equilibrado, com alterações na liderança e pequena vantagem boliviana (18×22). O jogo diminuiu o ritmo e a eficiência das duas equipes, que ficaram abaixo dos 45% nos arremessos no segundo quarto, mas mantiveram a proximidade no placar.

A intensidade aumentou no terceiro período. Tati Pacheco, de três, chegou a dar a maior vantagem do jogo para o Sampaio (35×44), mas as donas da casa reagiram com uma corrida 10-0 que culminou na virada com Leila, à meia distância, respondida na sequência com Débora, livre, de três. Somente nos segundos finais do quarto é que o KTO/Blumenau assumiu a ponta do placar (53×52).

Equilíbrio total no período final, que ficou tenso e mais estudado. O grupo catarinense mantinha a liderança, com Luana e Vitória, enquanto o Sampaio respondia no garrafão, com Gil.

Faltando 30 segundos, Monteiro, da linha do lance livre, mantinha o tubarão no jogo (65×63). Blumenau desperdiçou o ataque seguinte, mas Gil também não capitalizou para o Sampaio, forçando as faltas táticas.

No último segundo, Débora interceptou bola de Mariana e quase fez a cesta do jogo, da quadra de defesa, mas ficou no aro. Primeira derrota do Sampaio em semifinais desde abril de 2017.

Primeira vitória em semifinal de LBF da história do time catarinense (📸 Vitor Bett/KTO Blumenau)


A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, as parcerias da Espaçolaser e da Patriani, e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.

 

PLAYOFFS LBF 2021

Semifinais

* Série melhor de três jogos

(#1) Ituano Basquete x Vera Cruz Campinas (#4)

Jogo 1 – 1/8, 14h, TV Cultura

Ginásio AAPP Paineiras, Campinas-SP

 

Jogo 2 – 7/8, 19h, LBF LIVE (TV NSports)

Ginásio Ditinho Xavier, Itu-SP

 

*Se necessário: Jogo 3 – 9/8, 19h30, LBF LIVE (TV NSports)

Ginásio Ditinho Xavier, Itu-SP

 

(#3) Sampaio Basquete 0x1 KTO/Blumenau (#7)

Jogo 1 – 31/7, 19h30, Ginásio Galegão, Blumenau-SC

BLU 65×63 SMB

 

Jogo 2 – 8/8, 14h, TV Cultura

Ginásio Costa Rodrigues, São Luís-MA

 

*Se necessário: Jogo 3 – 10/8, 19h30, LBF LIVE (TV NSports)

Ginásio Costa Rodrigues, São Luís-MA