O Sampaio Corrêa Basquete abriu grande vantagem na série Final da LBF CAIXA. Novamente com desempenho soberano dentro de quadra durante toda a partida, o time maranhense voltou a vencer o Corinthians/Americana no Ginásio do Centro Cívico, desta vez por 83 a 66, abriu 2 a 0 na série melhor de cinco jogos da Final da LBF CAIXA e está a um triunfo do título nacional.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com a CAIXA como patrocinadora master, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Vantagem gigante: Com nova vitória na série decisiva da LBF CAIXA, o Sampaio Corrêa abriu vantagem de 2 a 0 no confronto e está a um resultado positivo de levantar o troféu de campeão da sexta edição da LBF.

Venceu ou vencer: Pelo lado da equipe do interior do Estado de São Paulo só existe um pensamento: vencer ou vencer. Para conquistar o título do principal campeonato de basquete feminino do Brasil o time do técnico Antônio Carlos Vendramini precisa vencer três jogos consecutivos.

E agora? Depois de duas partidas realizadas na decisão da LBF CAIXA, Corinthians/Americana e Sampaio Corrêa voltam a se enfrentar no próximo domingo (24/04), às 14h30 (de Brasília), no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA). Os canais SporTV transmitem a partida ao vivo.

Dona do jogo: Mais uma vez o Sampaio Corrêa contou com grande atuação da ala Iziane para sair de quadra com a vitória. Nesta noite a experiente ala anotou 32 pontos, recuperou sete rebotes e saiu de quadra como a principal figura do resultado positivo de sua equipe.

Fala aí #1: “Uma preocupação minha é sempre o desempenho do nosso time no começo de cada período, pois é muito importante você conseguir ditar o ritmo de partida, ainda mais no primeiro e no terceiro quarto, quando estamos um pouco mais frias. Independentemente da partida ou do resultado eu dou o meu melhor em quadra nessas situações”, comentou a ala Iziane, do Sampaio Corrêa.

Também ajudaram: O Sampaio Corrêa também contou com grande desempenho da ala Palmira, com 17 pontos e cinco rebotes, e da pivô Nádia, dona de duplo-duplo de 13 pontos e 11 rebotes.

Bem que tentou: Pelo lado do Corinthians a grande destaque foi a jovem pivô Damiris, que saiu de quadra com expressivo duplo-duplo de 28 pontos e 11 rebotes.

Começou com tudo: Assim como no primeiro jogo da Final, quem ditou o ritmo do início da partida foi o Sampaio Corrêa. Com o gatilho afiado de Palmira, Iziane e Wheeler, a equipe maranhense anoutou os oito primeiros pontos da partida e largou na frente (8 a 0).

Só deu Sampaio: Mesmo tentando mostrar poder de reação para se recuperar no placar, o Corinthians viu a equipe maranhense dominar o primeiro período de ponta a ponta.  Com 60% de aproveitamento em seus arremessos contra 26% de seu rival, o Sampaio Corrêa anotou 26 pontos contra apenas 12 do Corinthians e fechou o período inicial com 14 pontos de vantagem.

Lá e cá: Ao contrário do período inicial, o segundo quarto foi marcado pelo equilíbrio. O Corinthians melhorou seu desempenho no ataque e principalmente na defesa e conseguiu jogar de igual para igual contra a equipe maranhense. Mesmo assim, o time da técnica Lisdeivi Pompa venceu a segunda parcial por 17 a 15 e aumentou sua vantagem.

História repetida: Assim como na partida que marcou a abertura da série decisiva da LBF CAIXA, o Sampaio Corrêa foi soberano nos primeiros 20 minutos de jogo, não deixou que o Corinthians gostasse da partida em nenhum momento do duelo e foi para os vestiários com grande vantagem de 16 pontos.

Onfire: Para construir a vantagem folgada no placar, o Sampaio Corrêa contou com certo protagonismo de suas alas experientes. Iziane anotou 11 pontos no primeiro quarto, cinco no segundo e fechou a primeira etapa com 15 tentos, já Palmira foi perfeita na linha dos três pontos, com três tentativas convertidas em três tentadas, e anotou 11 pontos.

Só melhorou: Falando em Iziane, a maranhense voltou do intervalo com tudo! Com aproveitamento perfeito em seus quatro arremessos tentados nos primeiros minutos do terceiro período, a ala anotou os dez primeiros pontos do Sampaio no período e ajudou sua equipe a abrir vantagem de 20 pontos (53 a 33).

Muito perto: Sem deixar que o Corinthians sequer mostrasse reação no placar, a equipe tricolor não baixou seu ritmo dentro de quadra e praticamente sacramentou seu resultado positivo ao abrir vantagem de 28 pontos (64 a 36).

Se sente bem: Esse foi o quarto confronto direto entre Corinthians e Sampaio Corrêa na temporada 2015/2016 da LBF CAIXA realizado no interior do Estado de São Paulo e o time maranhense venceu três dos quatro confrontos. Curiosamente, esses três resultados negativos foram os únicos do Corinthians em toda a temporada.

Fala aí #2: “Fomos a melhor equipe da primeira fase, tivemos a melhor campanha, melhor ataque, melhor conjunto, mas paramos de contar com isso nessa série. Precisamos voltar ao que fazíamos antes o mais rápido possível, pois se cometermos mais um erro pode ser fatal para nós”, disse a armadora Bárbara, do Corinthians.

Números comprovam: Na primeira parte do jogo, quando o Sampaio Corrêa construir a vantagem que determinou seu resultado positivo nesta noite, o time da técnica Lisdeivi teve 60 pontos de eficiência contra apenas 25 do Corinthians.

Confira a tabela completa da Final da LBF CAIXA: 

Jogo 1 – Corinthians 58 x 81 Sampaio Corrêa
Jogo 2 – Corinthians 66 x 83 Sampaio Corrêa
Jogo 3 – 24/04 (domingo), às 14h30 – Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – 26/04 (terça-feira), às 19h30 – Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – 30/04 (sábado), às 10 horas – Centro Cívico, em Americana (SP)– ao vivo no SporTV

* Se necessário