Da redação, em Americana (SP) – 31/07/2025
É com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Antonio Carlos Vendramini, conselheiro administrativo da LBF e o maior técnico vencedor da história da LBF CAIXA, com quatro títulos nos anos 2010. Ele tinha 74 anos e morreu em Campinas (SP).
Em seus mais de 40 anos como treinador, “Vendra” acumulou títulos estaduais, nacionais, sul-americanos e mundiais por diversas equipes em São Paulo (Presidente Prudente, Sorocaba, Ourinhos e Marília e Americana), Paraná (São José dos Pinhais) e Rio de Janeiro (Fluminense). Pela LBF CAIXA, foi tricampeão em Americana (2014, 2015 e 2017) e conquistou seu último título em 2018, pelo Vera Cruz Campinas, atual Unimed Campinas.
Atualmente, além de consultor técnico da equipe campineira, também exercia o cargo de conselheiro administrativo da LBF, participando ativamente das decisões institucionais da entidade. Dono de uma ética de trabalho incomparável, Vendramini deixa seu nome na história da LBF CAIXA como o maior a estar ao lado das quadras.
- Vendramini era conselheiro administrativo da LBF (📸 João Pires) Alta resolução
- Pelo Vera Cruz Campinas, o último título da LBF CAIXA, em 2018 (📸 Divulgação) Alta resolução
- Em 2016/2017, com o Corinthians/Americana, seu terceiro título de LBF CAIXA (📸 João Pires) Alta resolução
- Tricampeão e Melhor Treinador da Temporada 2016/2017 (📸 João Pires) Alta resolução
- Antonio Carlos Vendramini observa durante o jogo 1 das Finais da temporada 2015/2016 da LBF CAIXA (📸 Gaspar Nobrega) Alta resolução
- Durante as finais de 2015 (📸 Wander Roberto) Alta resolução
- Vendramini é eleito o Melhor Treinador da LBF em 2014/2015 (📸 Wander Roberto) Alta resolução
- Vendramini comemora durante as finais da temporada 2013/2014, ano de seu primeiro título na LBF CAIXA (📸 Robson Neves) Alta resolução


Valter Ferreira, presidente da Liga de Basquete Feminino, lamenta a notícia:
“‘Vendra’ é um ícone do basquete. Dono de uma trajetória brilhante e vencedora e um exemplo de técnico, de profissional, de amigo e pai. Sentiremos muito a sua falta em nosso Conselho, com posicionamentos e palavras sábias que muito contribuíram para a Liga de Basquete Feminino. Nossos sentimentos aos amigos e familiares. Sua figura será eterna”, diz o executivo.
Em sua homenagem, haverá um minuto de silêncio antes dos jogos 2 das semifinais da LBF CAIXA, disputados nesta quinta-feira (31/07, Sampaio Basquete x Pontz São José Basketball, 19h30) e domingo (03/08, SESI Araraquara x Unimed Campinas, 11h).
A cerimônia de despedida será nesta sexta-feira, 1 de agosto, das 13 às 16 horas, no Memorial Bom Pastor (Rua Sylvia da Silva Braga, s/nº – Campos dos Amarais), em Campinas (SP).