Maila teve sua melhor pontuação da temporada (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

Caiu o último invicto da LBF 2021. O Vera Cruz Campinas bateu o SESI Araraquara por 75 a 67 na noite desta terça-feira (4/5), no ginásio da Ponte Preta Paineiras, em Campinas (SP), pela fase de classificação da LBF 2021, e decretou o primeiro revés do adversário.

Foi o último compromisso da equipe campineira no primeiro turno, que retomou a liderança provisória, com 12 pontos e cinco vitórias em sete jogos (71,4% de aproveitamento). Apesar da derrota, o SESI Araraquara subiu para a segunda posição, com o mesmo número de vitórias e uma partida a menos – campanha similar à do Ituano Basquete, adversário do próximo sábado.

A dupla Maila e Tassia comandou o triunfo campineiro. A armadora fez 19 pontos – melhor marca pessoal na temporada – e a ala anotou outros 21, com 9 assistências e 7 rebotes, vencendo o Troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.

Sosô encara marcação de Licinara; ala/armadora teve sua melhor partida em 3 anos (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

Pelo SESI, que teve o importante desfalque de Tainá Paixão, seu principal nome na temporada, a ala/armadora Sosô brilhou, com 22 pontos – cestinha da partida e novo recorde pessoal em três temporadas na LBF.

Confira aqui as estatísticas da partida


O jogo

Sem Tainá Paixão, fora do jogo pouco antes da partida, o SESI Araraquara foi à quadra com Carlinha Lucchini, ex-Vera Cruz, e fez uma primeira etapa equilibrada, seguindo de perto as donas da casa no placar nas primeiras parciais (18×15 e 35×28).

No segundo tempo, movido por 10 pontos de Tassia, o Vera Cruz Campinas ampliou a vantagem no terceiro período, vencido pela parcial 25×20, que deixou o time da casa com dois dígitos na frente (60×48).

Carlinha teve a dura missão de substituir Paixão; armadora teve 7 pontos (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

O SESI buscou imprimir seu ritmo no quarto final, com as cestas de Nany, Sosô e Carlinha, se aproveitando das falhas de marcação campineiras. A parcial até foi vencida pelas araraquarenses (15×19), mas Campinas, com a calma e liderança da capitã Babi, que distribuiu 10 assistências no jogo, soube segurar a reação adversária para ficar com a vitória.


Aspas: 

Tassia, ala do Vera Cruz Campinas e MVP da partida

Elenco campineiro comemora com Tassia o troféu de MVP da ala (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

“A gente começou devagar, depois foi encaixando as bolas no ataque e melhorando a defesa, apesar de no final bobear com erros que não podemos cometer – precisamos nos concentrar até o final do jogo. Uma vitória é sempre importante e terminar o turno com uma é mais ainda.”


Próximos jogos: O SESI Araraquara termina o primeiro turno no sábado (8/5, 18h, LBF LIVE), fora de casa, contra o Ituano Basquete, no ginásio Ditinho Xavier, em Itu (SP).

Já o Vera Cruz Campinas aguarda a tabela do segundo turno, que deverá ser divulgada nos próximos dias.


A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.