Licinara foi o nome do jogo (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

Regular desde o começo da partida, o Vera Cruz Campinas derrotou o Sampaio Basquete por 79 a 71 na noite desta sexta-feira (23/4), no ginásio da Ponte Preta Paineiras, em Campinas (SP), pela fase de classificação da LBF 2021. Foi a quarta vitória campineira na temporada, que manteve a equipe na liderança da competição.

A principal personagem foi a ala/pivô Licinara, cestinha do jogo com 27 pontos e vencedora do Troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida, registrando também 7 pontos, 30 de eficiência e 13 bolas de dois pontos convertidas – segunda maior marca da história da liga. A atuação também foi a melhor da atleta em três temporadas na LBF.

Quarta cestinha da temporada, Tassia manteve sua média com 22 pontos marcados. Pelo Sampaio, Gil teve 17 pontos, Luana 16 (com 5 bolas de três) e Débora terminou com duplo-duplo de 13 pontos e 10 assistências. As comandadas de Virgil Lopez até subiram de produção na segunda etapa, mas sofreram a terceira derrota consecutiva e seguem em busca da primeira vitória na temporada.

Confira aqui as estatísticas da partida

Débora passa a bola, acompanhada de perto por Babi e Maila – armadora do Sampaio teve 10 assistências (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)


O jogo

As campineiras entraram dispostas a tomar conta do jogo desde o início, com um alto volume ofensivo que se traduziu em eficiência nos arremessos (68,2%), com Tassia e Licinara combinando 21 dos 26 pontos da primeira parcial (26×10).

A superioridade paulista se manteve no segundo quarto, com o Vera Cruz e Yasmim perfeitos do perímetro (4-4 arremessos) para ampliar a vantagem para dezessete (45×28).

Tassia manteve a regularidade (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

O Sampaio veio para o jogo no segundo tempo, quando as bolas de três de Luana Leite começaram a cair e o tricolor venceu a terceira parcial por 15-13, reduzindo o déficit geral para 15 pontos.

Os dez minutos finais foram os melhores da Bolívia Querida, que passou a ser mais eficiente no ataque, aproveitando erros do adversário, sobretudo com Gil e Jeanne, que combinaram 18 dos 28 pontos da última parcial, que fizeram o torcedor do Sampaio acreditar na vitória, mas a vantagem campineira já estava consolidada.


Próximos jogos: Vera Cruz Campinas e Sampaio Basquete terão o mesmo adversário na sequência da LBF 2021. O tricolor maranhense enfrenta o Ituano Basquete neste domingo (25/4), às 11 horas, com transmissão da TV Cultura, enquanto o Vera Cruz Campinas encara o galo na próxima quinta-feira (29/4, 19h30, LBF LIVE), também no ginásio Ditinho Xavier, em Itu (SP).

Sampaio aguarda reforços para engrenar na temporada (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)


A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.

Licinara recebe seu primeiro troféu GOL na temporada (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)