Atrás no placar a menos de três minutos para o fim, o Sampaio Basquete buscou a reação para vencer o SESI Araraquara no Gigantão por 66 a 63 e conquistar a quinta vitória consecutiva na temporada. A equipe do argentino Cristian Santander tem agora 14 triunfos em 17 jogos, com 82,4% de aproveitamento na segunda posição – a Bolívia já sabe que irá encarar o Ituano Basquete nas quartas de final.
O tropeço fez o time paulista passar a dividir a 4ª posição com Uninassau/Cabo de Santo Agostinho e Blumenau, levando desvantagem no desempate contra a equipe pernambucana. São 10 vitórias em 17 partidas para o SESI, que na última rodada vai até o ABC paulista para enfrentar o desesperado Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip, que ainda precisa confirmar sua vaga nos playoffs.
Pela primeira vez na temporada, houve tríplice empate de cestinhas. Silvinha, do SESI, Agustina Leiva e Raphaella Monteiro, do Sampaio, fizeram 18 pontos cada. A ala do tubarão ainda teve um duplo-duplo com 14 rebotes, além de 4 assistências e 29 de eficiência para ser a MVP no Gigantão. Aline Moura veio logo atrás, com 17 pontos e 8 rebotes para as donas da casa.
O jogo – Se o primeiro período foi do Sampaio, que venceu por todo o tempo e fechou com parcial 18-13, o segundo quarto foi de domínio araraquarense, que com o auxílio dos 9 pontos de Silvinha, foi mais eficiente e fez o dobro de pontos do adversário para ir ao intervalo com 5 de vantagem.
No segundo tempo, a Bolívia usou o jogo interno de Rapha Monteiro para tirar a diferença e se manter no jogo. No quarto final, Moura e Leiva travaram bom duelo no garrafão, com a argentina convertendo 10 dos 20 pontos finais do Sampaio.
A três minutos do fim, Monteiro empatou e virou a partida para o tubarão, ao passo que Leiva converteu 5 pontos a menos de dois minutos por jogar para consolidar a quinta vitória boliviana no returno.
Próximos jogos: As duas equipes encerram suas participações na primeira fase fora de casa. O SESI Araraquara pega o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip no Baetinha (19h, LBF LIVE), enquanto o Sampaio Basquete joga em Campinas contra o líder Vera Cruz Campinas, em nova reedição das Finais de 2018 – a equipe paulista venceu o primeiro embate da temporada no Maranhão. O jogo terá transmissão da ESPN Extra e do WatchESPN.
A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.