Ramona conduziu virada boliviana (Jorge Bevilacqua-Santo André/Apaba)

Com um último período fulminante, o Sampaio Basquete conquistou nesta sexta-feira (21/5) sua quinta vitória seguida na temporada. O tricolor do Maranhão venceu o Santo André/Apaba por 74 a 73 no Parque Celso Daniel, no ABC paulista.

Isabela Ramona foi a principal cestinha do jogo, com 22 pontos, e também a vencedora do Troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida. Rapha Monteiro teve outros 16 pontos para a Bolívia Querida, que registra pela primeira vez na temporada campanha acima de 50% de aproveitamento.

Para o Santo André/Apaba, que teve sua série de três triunfos consecutivos quebrada, Ariadna fechou com 17 pontos e 9 rebotes, seguida de perto por Glenda, com 15 pontos e 6 rebotes. O ramalhão figura na quinta colocação, com 33% de aproveitamento em 9 jogos.

Ariadna conduz a bola; cubana teve bom jogo e foi a cestinha da casa (Jorge Bevilacqua-Santo André/Apaba)

Confira aqui as estatísticas da partida


O primeiro tempo se mostrou equilibrado, com as donas da casa um pouco mais concentradas para fecharem as primeiras parciais em vantagem (35×30 no intervalo).

O ótimo terceiro período andreense, superior nos rebotes e aproveitando mais as bolas de segunda chance, ampliou a vantagem no marcador, que chegou a ser de 12 pontos ao fim de 30 minutos (56×44) e parecia encaminhar a vitória paulista.

Jeanne teve atuação crucial na virada do Sampaio (Jorge Bevilacqua-Santo André/Apaba)

Faltou combinar com o Sampaio, que ajustou sua defesa, provocando mais erros do adversário e reduzindo a diferença. Jeanne converteu três bolas seguidas do perímetro e Ramona, com outro tiro de longe, virou o jogo faltando um minuto e oito segundos do fim (69×72). A 15 segundos, com a diferença em uma posse de bola, Débora cometeu erro de posse em que as andreenses poderiam empatar o jogo, mas Jaqueline buscou a cesta no garrafão e não houve tempo para buscar o placar.


Próximos jogos: O Santo André/Apaba foca agora no jogo do próximo domingo, 30 (14h), fora de casa, contra o AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva, com transmissão da TV Cultura. Já o Sampaio Basquete tem folga no calendário com a apresentação de cinco atletas para os treinamentos da seleção brasileira, visando a Americup.


A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.