Da redação, em Americana (SP) – 14.04.2025

O SESI Araraquara aparece na segunda colocação da tabela de classificação da LBF CAIXA 2025, porém com um jogo a menos que o líder, Sampaio Basquete. A campanha de sete jogos e sete vitórias, sendo o único time invicto no campeonato, já seria suficiente para chamar atenção após um mês e uma semana do início da competição, mas o time do paulista vai além: conta com um super destaque individual, a ala/pivô Vitória Marcelino.

A jogadora simplesmente garantiu o Troféu MVP CAIXA, de melhor da partida, em seis desses sete jogos. Um feito admirável e que, claro, vem enchendo Vitória de orgulho, embora ela afirme categoricamente que o fator principal dessas boas atuações é colaborar com a vitória.

“Estou muito feliz com a nossa campanha até agora. A questão de conseguir manter uma consistência tem me deixado muito satisfeita individualmente, sim, mas isso é possível pelo fato do nosso coletivo rodar tão bem. Dentro desses três anos aqui, sempre alterna essa questão de quem se destaca na equipe. Isso é o diferencial”, afirmou Vitória, de 28 anos.

Vitória Marcelinho comemora com o grupo do SESI Araraquara a conquista de um dos troféus (Foto: Waltinho Milanetto)

A ala/pivô se sente em casa em Araraquara e faz questão de elogiar o projeto do qual faz parte. “Desde que cheguei aqui me sinto muito a vontade. O projeto me acolheu muito bem e só evoluiu durante esses quase três anos. O time não mudou muito durante esse tempo, então somos bem entrosadas. E a comissão técnica e a diretoria têm um trabalho muito profissional com a gente”, destacou Vitória.

Integrar o time atual campeão da LBF CAIXA até poderia ser uma pressão a mais, mas Vitória encara de uma forma mais natural. “Acho que é uma responsabilidade a mais. A questão de manter nosso desempenho faz com que a gente sempre trabalhe ao máximo para estar na final novamente”.

Rotina para brilhar

Se você não é um atleta profissional, pode, até, quem sabe, cogitar a possibilidade de que bons desempenhos, assim, em sequência, como vem acontecendo com a Vitória, são por acaso, mas é fato: há muito trabalho, dedicação e também uma dose de rotina antes de cada partida.

“Gosto de me preparar para o jogo ouvindo música na caixinha e cantando. Sempre que jogamos em casa gosto de comer sempre a mesma coisa pré-jogo. E tento tirar uns minutos antes de sair de casa ou do hotel para mentalizar coisas boas para o jogo. Fora isso, quando vai começar o jogo tenho um ritual de proteção.”, contou Vitória.

Mas e sobre os troféus? Pois imagina só a ampla coleção contando com as temporadas anteriores. “Eu guardo a maioria, mas também presenteei duas pessoas com dois deles. São duas pessoas que fazem parte do time e que auxiliam a gente sempre com muita atenção, profissionalismo e carinho”, concluiu Vitória Marcelinho, provando que, em meio a todo o trabalho, há também muito espaço para o afeto.

LBF CAIXA conta com o patrocínio master da CAIXA e Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, os patrocínios oficiais de Eletrobras, Renata e Roller e tem a Molten como bola oficial, a TV Brasil e a ESPN como emissoras oficiaisUOL, o GE EPTV, o imirante.com e o Live Basketball BR como parceiros de mídia oficiais, a parceria da Udiaço e Multilog e os apoios via Lei de Incentivo ao Esporte de TAM Executiva e Cirúrgica Fernandes.