As Finais da LBF CAIXA 16/17 se iniciaram com um jogo pra lá de emocionante em Americana (SP). À frente durante a grande maioria da partida, o Uninassau Basquete bateu o Corinthians/Pague Menos/Americana, por 73 a 62, neste sábado (22/04), e abriu 1 a 0 na série decisiva, encerrando a invencibilidade da equipe paulista dentro de casa na temporada.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

E agora? As duas equipes voltam a quadra pelo Jogo 2 nesta segunda-feira (24/04), às 21h30 (de Brasília), novamente no Centro Cívico, em Americana (SP), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Imparável: Literalmente sem descansar um segundo sequer, Ineides Casanova foi o grande destaque da vitória pernambucana nesta manhã. A armadora do Uninassau ditou o ritmo ofensivo da equipe e fez ótimo trabalho marcando Meli Gretter na defesa. A cubana deixou a quadra como nada mais nada menos que cestinha, principal reboteira (ao lado de Damiris) e passadora da partida (ao lado da companheira Rafaela Monteira), com 28 pontos, oito rebotes e cinco assistências.

Fala aí: “Fiz muitos pontos, mas fazer com que o meu time pontue é muito importante também. Muito bom ganhar fora de casa, mas estamos muito focadas, a série ainda não acabou. O Corinthians tem um grande time, mas hoje fomos melhores”, declarou Casanova, líder em eficiência do Jogo 1, com 28.

Defesa, defesa: O ponto chave para vitória no Jogo 1 foi a grande atuação defensiva apresentada pelo Uninassau. Com muita ajuda do garrafão, evitando infiltrações, a equipe pernambucana forçou o Corinthians a 21 arremessos de fora do perímetro, nos quais apenas quatro foram certeiros, reduzindo a equipe mandante a apenas 62 pontos e 36,5% de aproveitamento.

Fundamentais: Além de Casanova, todo o quinteto que ficou o maior tempo dentro de quadra pelo time pernambucano foi muito bem. Rafaela Monteiro anotou 13 pontos, pegou seis rebotes e distribuiu cinco assistências; Ariadna contribuiu com 12 tentos, três sobras e mais três assistências; Tati com oito pontos e cinco rebotes; e Gil, vindo do banco de reservas, marcou mais 11 pontos.

Fala aí: “Ficamos felizes pela vitória, mas não ganhamos nada. Temos muito caminho pela frente ainda no campeonato. Nosso time se portou bem em todo o jogo, até nos momentos que elas reagiram no placar. Nosso time vem em uma crescente e temos que continuar evoluindo para vencer a LBF CAIXA”, disse Tati Pacheco, ala do Uninassau.

Tentaram de tudo: Apesar da derrota em casa, o Corinthians tentou de tudo para reagir na partida. As principais destaques do alvinegro foram a pivô Damiris, cestinha e reboteira do time, com 18 pontos e oito rebotes, a ala Brandie Baker, dona de 14 tentos e quatro sobras, e a armadora Meli Gretter, que veio do banco de reservas e contribuiu com dez pontos e quatro assistências.

Fala aí: “Temos que mudar a atitude da equipe. Temos que mostrar um trabalho defensivo melhor, estar mais ligado e ter uma transição melhor para reverter esta situação. Tenho completa convicção que minha equipe consegue voltar na série”, afirmou Antônio Vendramini, técnico do Corinthians.

Mando tomado: Com o resultado positivo em Americana, após 11 vitórias e nenhuma derrota do Corinthians como mandante ao longo da temporada, o Uninassau tomou o mando de quadra do rival e caso faça a lição de casa nos Jogos 3 a 4 da série, conquistará o título independente de qualquer outro resultado.

Uninassau na frente: O primeiro quarto do Jogo 1 foi marcado por uma grande performance da equipe pernambucana. Com Casanova inspirada, deixando 12 pontos na parcial, o ataque do Uninassau funcionou de forma constante, com 60,6% de aproveitamento, enquanto na defesa, as visitantes conseguiram segurar o poderoso ataque do Corinthians, que deixou o período com 31,1% no quesito. Apesar da diferença nos números, apenas seis pontos separaram os times ao fim dos dez primeiros minutos, 20 a 14.

Jogo parelho: Os dez minutos finais do primeiro tempo foram de extremo equilíbrio. Com a mão calibrada no ataque, os dois times foram trocando cestas até os três minutos finais da parcial, quando o Corinthians imprimiu uma forte defesa, contra-ataques constantes e teve uma sequência de 7 a 2, voltando para os vestiários com apenas dois pontos de desvantagem, 36 a 34.

Outro ritmo: Depois de um início equilibrado, em que o Corinthians chegou a ter até quatro pontos de frente, a reta final do terceiro quarto foi dominada pelo time pernambucano. Com muito volume de jogo de Casanova e Rafaela Monteiro, o Uninassau fez 17 a 4 nos seis minutos e meio finais da parcial e foi para o último período com nove pontos de frente, 56 a 47.

Sem chance: Após ter até 13 pontos de desvantagem (60 a 47), o alvinegro passou a ser mais agressivo no ataque, forçou faltas e encostou no placar. Porém, com jogadas decisivas, tanto na defesa quanto no ataque, o Uninassau manteve-se sempre com pelo menos duas posses de bola à frente e confirmou a vitória crucial no Jogo 1 das Finais da LBF CAIXA.