Thayná conquistou seu terceiro troféu GOL de melhor da partida no ano (Jorge Bevilacqua/Santo André Apaba)

A Sodiê Doces/Mesquita/LSB quebrou um jejum de cinco jogos e voltou a vencer pela LBF 2021. A equipe fluminense derrotou o Santo André/Apaba por 77 a 71 fora de casa, no Parque Celso Daniel, no ABC paulista e, de quebra, ultrapassou o rival na classificação.

Ambos têm 14 pontos na tabela, mas o time do Rio de Janeiro, além de ter vencido os dois duelos diretos, tem aproveitamento melhor e uma vitória a mais em um jogo a menos que o time paulista.

Cestinha da temporada, Thayná marcou 16 pontos e pegou 12 rebotes, o quinto duplo-duplo da ala na temporada. Também com 4 assistências, 54% nos arremessos e 25 de eficiência, a medalhista de bronze na Americup com a Seleção Brasileira foi eleita a melhor jogadora da partida e recebeu o troféu GOL MVP.

Marcada, Milena arremessa; ala veio do banco e foi a cestinha do jogo (Jorge Bevilacqua/Santo André Apaba)

Marquita Daniels contribuiu com outros 15 pontos para a Sodiê/Mesquita/LSB. Pelo time da casa, a ala Milena foi a cestinha do jogo, com 17 pontos e 9 rebotes. Glenda veio logo atrás, com 16 pontos e 6 rebotes, enquanto Ariadna, Lays, Sassá e Maria Carolina anotaram apenas 8 pontos cada.

Foi a primeira vitória da LSB desde 17 de abril, quando o time do técnico Raphael Zaremba venceu o Sampaio Basquete no Maranhão. Já o Santo André/Apaba, que foi comandado neste sábado pelo assistente Rafael Luiz de Souza – visto que a técnica Arilza Coraça se recupera da covid-19, amargou o terceiro resultado negativo consecutivo – o segundo em casa.

Confira aqui as estatísticas da partida


O jogo

Como na partida anterior, o time fluminense imprimiu velocidade nos minutos iniciais e saiu na frente na primeira parcial (15×18). As andreenses se acertaram no segundo período e, com volume de jogo superior e distribuindo bem as cestas, passaram à frente no marcador (37×34).

Partida foi equilibrada até os minutos finais (Jorge Bevilacqua/Santo André Apaba)

A vantagem da casa, que chegou a ser de até 8 pontos, durou até a primeira metade do terceiro período. Com três bolas de três em dois minutos – de Daniels, Schmauch e Maria Luisa, a Sodiê/Mesquita/LSB buscou o placar e virou o jogo (51×53).

Com Milena e a jovem Aninha vindo bem do banco, o Santo André/Apaba seguiu na cola do time visitante, que só conseguiu abrir a vantagem decisiva para a vitória nos minutos finais, com Daniels pontuando na área pintada e nos lances livres cruciais.

Equipe fluminense divide a quarta posição da LBF 2021 com o Sampaio Basquete, que joga amanhã (Jorge Bevilacqua/Santo André Apaba)


Próximos jogos: O Santo André/Apaba joga na terça-feira, 29/6 (17h30, LBF LIVE), também em casa, contra o Ituano Basquete, líder do campeonato.

No dia seguinte (30/6, 19h30, LBF LIVE), a Sodiê Doces/Mesquita/LSB recebe na Arena LSB em Mesquita, Baixada Fluminense, o SESI Araraquara.


A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.