15 de abril de 2022

Vitória foi decisiva no final (Vitor Bett/BFB Blumenau)

Uma partida acirrada e emocionante marcou a sexta-feira santa pela LBF 2022. Com uma cesta de três de Vitória Marcelino a oito segundos do final, o Unisociesc/Blumenau derrotou o Santo André por 83 a 80 no ginásio Galegão, em Blumenau/SC, chegou à terceira vitória seguida e subiu para a quarta colocação.

Kaw foi a principal pontuadora blumenauense, com duplo-duplo de 22 pontos e 12 rebotes. Com 31 de eficiência, a ala/pivô conquistou seu segundo troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida no ano. Leila e Vitória Marcelino contribuíram com 17 pontos, cada – a última, com duplo-duplo de 11 rebotes.

A derrota ofuscou mais uma grande atuação de Sassá que, pelo terceiro jogo seguido, bateu seu recorde pessoal de pontos em sete temporadas na liga – foram 25 da cestinha da partida nesta sexta, com seis bolas de três e 7 rebotes. Outra que teve ótima performance foi Glenda, autora de 22 pontos e 9 rebotes. Jaqueline teve mais 13 pontos e Ariadna apenas 2. Lays distribuiu 12 assistências – a armadora lidera a estatística na temporada, com média de 9,5 por jogo.

Confira as estatísticas completas da partida

Em ótima fase, Sassá bateu novo recorde pessoal (Vitor Bett/BFB Blumenau)

A terceira vitória seguida deixa o Unisociesc/Blumenau na quarta posição, com 10 pontos e 66,7% de aproveitamento (4 vitórias e 2 derrotas). Uma posição acima, o Santo André ainda é terceiro, agora com 12 pontos – mesma pontuação do vice, SESI Araraquara. O time do ABC paulista, que teve sua série de três vitórias quebrada, tem 71,4% de aproveitamento (5 vitórias e 2 derrotas).

Confira a classificação da LBF 2022

Bruna Rodrigues levou o Unisociesc/Blumenau à quadra sem armadora, com Luana, Leila, Vitória, Kaw e Sil. Completo, o Santo André de Rafael Souza começou com Lays, Jaqueline, Ariadna, Sassá e Glenda.

Empolgadas com a vitória na última quarta sobre a Sodiê Doces/Mesquita/LSB, as andreenses começaram melhor e dominaram os primeiros oito minutos de jogo, até que Kawanni iniciou a corrida 10-0 que virou o jogo para Blumenau, vencedor do primeiro quarto (24×17).

No intervalo, as campeãs sul-americanas sub-18 pela seleção brasileira Marcella, Vick, Aninha e Stephany foram saudadas pelo público (Vitor Bett/BFB Blumenau)

Distribuindo bem os pontos, as catarinenses mantiveram o controle no segundo período e foram ao intervalo com onze de vantagem (45×34). O terceiro período de parcial equilibrada manteve a diferença entre as equipes (64×53), mas o panorama mudou completamente no quarto decisivo.

Uma Sassá inspiradíssima comandou a reação paulista. “Pegando fogo” na linha dos três pontos, a ala/pivô converteu cinco bolas de fora nos momentos decisivos e colocou o time de volta no jogo, mas Blumenau resistia e mantinha a liderança. Jaqueline chegou a empatar o placar a menos de dois minutos para o fim (80×80) e o drama cresceu nos segundos finais, quando Vitória Marcelino recebeu de Luana e converteu a bola de três que sacramentou o triunfo do Unisociesc/Blumenau.


Aspas:

Kaw, ala/pivô do Unisociesc/Blumenau e melhor da partida

“Acredito que tenha sido um bom jogo de se assistir. Tanto nós, quanto a equipe adversária, jogamos forte em busca da vitória. Foi um jogo caloroso e de bastante contato. E, graças a Deus e a entrega que estamos tendo, mais uma vez nosso trabalho em equipe prevaleceu e conseguimos mais uma vitória. Vale também ressaltar o trabalho da nossa comissão, que soube controlar o jogo e tirar de nós o que o jogo pediu. Agora é continuar em busca de mais vitórias e um melhor lugar na tabela.”

Rafael Souza, treinador da AD Santo André

“A equipe foi fantástica. Tivemos um início ruim, devido ao cansaço, e demoramos para entrar no jogo. Mas, voltamos do intervalo com uma defesa mais ajustada e com isso conseguimos atacar melhor. No final faltou um pouco mais de sorte para conseguir a vitória, mas mesmo assim saímos de cabeça erguida pela volta que conseguimos.”


Próximos jogos: Na próxima quinta-feira, 21 (17h, LBF LIVE),  o Unisociesc/Blumenau joga no ginásio Galegão contra o Vera Cruz Campinas. Dois dias depois, no sábado, 23 (16h de Brasília, LBF LIVE), o Santo André duela contra a Pró-Esporte/Sorocaba, no ginásio da Escola Portal.


A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o patrocínio da Patriani e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Rede PitStop e Tietê Agroindustrial.