Após longa sequência de resultados negativos no campeonato nacional, o Santo André/APABA voltou a vencer. Atuando em casa, no Ginásio Pedro Dell’’Antonia, na Região ABC de São Paulo (SP), o time da técnica Arilza Coraça viu o Maranhão Basquete começar melhor a partida, porém com domínio total do jogo a partir do segundo período, o time andreense ditou o ritmo até o final e fechou o duelo com vitória por 75 a 48.
Nome do jogo: Presença importante dentro do garrafão, a experiente pivô Simone fechou o duelo com duplo-duplo de 14 pontos e 13 rebotes, com 24 pontos de valorização, e foi a grande destaque da vitória andreense.
Também ajudaram: O time da região ABC de São Paulo também contou com bom trabalho da pivô Tatiana, com 16 pontos, e também da ala Jaqueline, que saiu de quadra com 18 pontos e quatro rebotes.
Põe na conta: Com a vitória, o Santo André somou seu terceiro triunfo na LBF e agora possui três vitórias em 16 partidas realizadas (18,7% de aproveitamento). Já Maranhão possui seis vitórias em também 16 partidas disputadas (37,5% de aproveitamento).
No quase: Caso terminasse a partida com vitória, Maranhão já estaria matematicamente classificado para os playoffs da LBF. Como a partida terminou com vitória andreense, a disputa segue em aberto. Para perder sua vaga nos playoffs, o quarto colocado Maranhão terá que ser derrotado em todas as suas últimas quatro partidas e Santo André não pode perder nenhum de seus quatro jogos.
Ufa! : Além da vitória que ainda mantém o sonho de playoff, Santo André encerrou uma sequência de derrotas na LBF que já duravam 11 partidas.
Bem que tentaram: Pelo lado do time maranhense, destaque para a armadora cubana Casanova, com 13 pontos e quatro rebotes, e para a experiente pivô Êga, dona de 13 pontos e sete rebotes.
A Liga de Basquete Feminino (LBF) é uma competição patrocinada pela Bombril e conta com o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
Momento chave: Foi no segundo período que a equipe andreense começou a construir sua vitória. Eficiente no ataque, com 25 pontos anotados, e apresentando um verdadeiro ferrolho defensivo, apenas nove pontos sofridos, o time da técnica Arilza Coraça fechou a primeira etapa com dez pontos de vantagem (37 a 27).
Números comprovam: Para sair de quadra com a vitória, o Santo André cuidou muito bem da bola. Nos 40 minutos de jogo, o time andreense cometeu apenas dez erros e roubou 17 bolas, já o Maranhão fechou a partida com 24 erros e apenas sete bolas roubadas.
Defesa forte: Santo André mostrou um sistema defensivo fortíssimo na partida desta noite e sofreu apenas 48 pontos, a pior marca ofensiva até então na sexta edição da LBF. A menor pontuação do campeonato até o jogo de hoje era do próprio Santo André, em uma partida contra Americana (49 pontos).
De honra: Essa foi a primeira e única vitória do Santo André contra Maranhão nos jogos válidos pela fase de classificação da LBF. Antes da partida desta noite o time da Região Nordeste do Brasil havia vencido os três confrontos diretos entre os dois times.
E agora: A equipe andreense só volta a atuar na LBF no dia 15 deste mês, em confronto contra o Sampaio Corrêa Basquete, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA). Já o Maranhão terá Uninassau/América, no dia 12/03, como seu próximo adversário no campeonato nacional.