Opinião

BLUMENAU E ITUANO SAEM NA FRENTE NAS SEMIFINAIS DA LBF

(📸 Juca Ferreira/Ituano Basquete)

As semifinais da LBF 2021 começaram com dois ótimos jogos.

Na primeira partida, no dia 31, o KTO/Blumenau jogou em casa e derrotou o Sampaio Basquete por 65 a 63.

O time catarinense mostrou-se bem mais coeso que o adversário e com uma rotação mais intensa, que só não permite um descanso à armadora Cacá, destaque maior do encontro com 17 pontos, 8 assistências e 6 rebotes. Além da MVP do jogo, o Blumenau contou com 13 pontos de Vitória e 9 pontos de Luana e Kawanni. Bárbara veio bem do banco com 7 pontos.

No Sampaio, segue a impressão de time ainda em ajustes. A armadora Débora segue sobrecarregada, mas ainda assim foi a atleta mais eficiente do elenco (11 pontos, 9 assistências e 9 rebotes). Falta uma armadora reserva ou ao menos o eventual apoio de uma ala-armadora, papéis que talvez pudessem ser executados por Érika Leite. Gilmara é uma presença sólida na equipe e foi a atleta que manteve o time combativo nos minutos finais. As alas Tati, Ramona e Rapha tiveram bons momentos no jogo, mas falharam em assumir o protagonismo nesses mesmos momentos.

Acredito que o problema mais sério do Sampaio seja a dificuldade em incorporar suas americanas. A ala Pardee tem aparecido apenas como uma arremessadora de longa distância, contribuindo pouco em outros fundamentos. Assim como a pivô Kasí, a ala apresenta uma dificuldade de entendimento com a arbitragem brasileira. A pivô jogou por seis minutos e somou três faltas. Já Pardee cometeu cinco faltas em doze minutos.

Na outra série, Vera Cruz Campinas e Ituano Basquete fizeram uma partida muito interessante, na qual prevaleceu o elenco mais completo do Ituano, que venceu por 78 a 92.

Nos momentos iniciais do jogo, o Ituano parecia mais inclinado a centrar suas forças no jogo interno com Érika e mostrou concentração defensiva. Dentro desse formato, o Vera manteve a partida equilibrada e parecia ter encontrado um caminho quando Borracha sacou Mônica do banco.

Mas apenas pareceu. Com maior dificuldade para fazer a bola chegar até Érika, Alana e Patty assumiram as rédeas do jogo e maltrataram a defesa adversária. A armadora teve atuação explosiva, com 29 pontos e 5 assistências. Patty somou 18 pontos. Érika terminou o jogo com 12, mesma pontuação de Joice, que veio do banco.

Pelo visto nessa primeira rodada, o Ituano se apresenta como o time que melhor equilibra a qualidade do elenco e a do jogo apresentado. Mas terá que confirmar esse status nos jogos seguintes.

Do lado do Vera Cruz, merece registro a atuação maiúscula da armadora Maila, com 21 pontos e 6 assistências. Maila tem feito um excelente campeonato. Licinara (18), Tássia (17), Gabriela (10) e Babi (8 pontos, 6 assistências) completaram o quarteto titular. Como de costume, faltou um envolvimento maior do banco, que somou quatro pontos apenas.

por Bert – Painel LBF

(03 de agosto de 2021)





APOIADORES VIA LEI DE INCENTIVO