Seleção
BRASIL REENCONTRA ILHAS VIRGENS NA AMERICUP 2021
Medalha de prata no CentroBasket disputado em março desse ano, a seleção das Ilhas Virgens se destacou naquela competição.
Mesmo com um time baixo e poucas atletas, a equipe teve apenas uma derrota no torneio – para o campeão Porto Rico e por apenas quatro pontos.
Além disso pela primeira vez uma atleta local registrou um triple-double. A autora da proeza foi Imani Tate, que teve 20 pontos, 14 rebotes e 12 assistências na vitória sobre a República Dominicana.
Imani atuou na última temporada no Leganes e foi uma das responsáveis pela conquista do clube de uma vaga na próxima Liga Espanhola da Primeira Divisão.
A seleção das Ilhas Virgens é treinada por Tajama Ngongba, uma local radicada nos Estados Unidos e que teve uma curta carreira profissional como jogadora nos primórdios da WNBA, mas logo se tornou técnica. Atualmente é ainda assistente na Georgetown University, em Washington.
Para a AmeriCup, Tajama terá três novidades: as experientes Natalie Day (cestinha na vitória sobre a seleção brasileira na AmeriCup 2017) e Victoria Hamilton e ainda a jovem Molina Williams (University of North Carolina).
O confronto com as Ilhas Virgens será a última partida do Brasil na fase de grupos da AmeriCup 2021, no dia 14 de junho.
Antes disso, a seleção de José Neto terá enfrentado El Salvador (dia 11), Colômbia (dia 12) e Canadá (dia 13).
por Bert – Painel LBF
(28 de maio de 2021)