Seleção
MELISA GRETTER É A CAPITÃ DA SELEÇÃO ARGENTINA NA AMERICUP
Assim como Porto Rico, a Argentina também já iniciou seus trabalhos para a AmeriCup 2021.
Os treinos começaram já ao final do mês de abril sob o comando de Gregorio Martínez, novo técnico da seleção.
Gregorio promete imprimir um novo jeito de jogar para o time: um estilo dinâmico, com velocidade, boa transição de bola, com o passe-extra como arma chave no ataque e muita pressão defensiva.
Para essa nova etapa, um nome muito conhecido dos brasileiros assume a condição de capitã. Trata-se da armadora Melisa Gretter, campeã da Liga de Basquete Feminino (LBF) por Americana (2017) e pelo Vera Cruz Campinas (2018) e que vem de destacada temporada pelo Estudiantes na Liga Espanhola. O contrato da jogadora com o clube já foi inclusive renovado.
Em entrevista à Confederação Argentina, a armadora confessou que ficou emocionada com a escolha, mas disse que sua função principal seguirá a mesma: “mostrar às jogadoras que é preciso fazer sacrifício, combinar esforço e dedicação e que para vestir a camisa da seleção é necessário deixar o ego de lado e focar no grupo.”
Além de Gretter, o elenco tem muitas atletas que disputaram a temporada espanhola, como: Andrea Boquete, Agostina Burani (companheira de Gretter no Estudiantes), Diana Cabrera, Julieta Mungo, Natacha Pérez e Ornella Santana.
A convocação traz ainda nomes argentinos na NCAA: Sol Castro (Robert Morris University), Brenda Fontana (Texas El Paso) e Lucía Operto (Murray State University).
Outro destaque da lista é a armadora Florencia Chagas, de 19 anos e que disputou a temporada italiada pelo Empoli. “Flopy” foi a primeira argentina a ser escolhida pelo draft da WNBA nesse ano e vinha treinando com a seleção.
Uma entorse moderada no tornozelo esquerdo a afastou das práticas na última semana.
por Bert – Painel LBF
(17 de maio de 2021)