Opinião

OS DOIS PRIMEIROS SEMIFINALISTAS DA LBF 2021

Virtuais favoritos à decisão do título da LBF 2021, Ituano e Sampaio são as duas primeiras equipes confirmadas nas semifinais da competição após fecharem suas séries de quartas-de-final em dois jogos.

O Ituano Basquete carimbou sua passagem primeiro, no dia 22, com uma vitória bastante convincente sobre o AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva (91-57). Desde o primeiro minuto, a equipe mostrou ter aprendido com os erros do jogo anterior e conteve o adversário. Afastado do seu plano tradicional de jogo, Catanduva acabou asfixiado.

O resultado reforça o Ituano como equipe com melhor ajuste na competição, embora tenha ainda grandes desafios pela frente e tenha recentemente enfrentado um mau momento em quadra.

Catanduva sai da competição deixando no geral uma boa impressão. A equipe encontrou um modo de atuar mais consistente mesmo com um elenco resumido. Caso a esse grupo sejam adicionadas algumas peças que aumentem a versatilidade em quadra, o time pode surpreender ainda mais.

Na outra série, o Sampaio Basquete teve um segundo jogo dramático contra o Santo André/Apaba, mas acabou vencendo por 67 a 64. O time segue ainda sem ter encontrado a sonhada consistência e lida com mais uma perda: a pivô Nadia, que está fora das quadras por pelo menos seis a oito meses após uma lesão no jogo 1. A atleta vinha sendo um dos destaques do time desde a sua chegada. E o técnico Virgil tem poucos jogos pela frente para encontrar a alquimia entre seu poderoso elenco.

Do outro lado, Santo André insistiu por toda a competição em um plano de jogo que não funcionou. Ancorado em demasia na dupla Ariadna e Jaqueline, o esquema tático não permitiu protagonismo a outras atletas que se mostraram muito bem na temporada, como as alas Sassá e Milena (outra infelizmente lesionada) e as pivôs Glenda e Letícia.

Sampaio e Ituano aguardam agora as definições das outras duas séries.

por Bert – Painel LBF

(24 de julho de 2021)





APOIADORES VIA LEI DE INCENTIVO