Europa
OS FINAIS DE TEMPORADA DE ÉRIKA, GABRIELA E CLARISSA
O Castors Braine dominou inteiramente a temporada regular da Liga Belga. Líder invicto, o clube da pivô brasileira Érika de Souza não teve dificuldades na disputa do play-off semifinal e era franco favorito na disputa final contra o Namur, programada para a semana passada.
No entanto, casos de COVID-19 no elenco do Braine impediram que o clube entrasse em quadra na final. O clube negociou com a federação local uma solução alternativa: o cancelamento das duas partidas iniciais do play-off e a disputa do título em jogo único.
Nem isso foi possível. Com casos ativos no elenco (ao menos três atletas), o Braine não entrou em quadra e o Namur foi declarado o campeão belga da temporada.
A pivô Érika já está de volta ao Brasil e deve ser anunciada em breve como reforço de uma equipe da Liga de Basquete Feminino (LBF).
Em Portugal, começou a disputa do play-off final da Liga no último domingo (02 de maio).
O União Sportiva se apresentou mal diante do Benfica, que dominou o encontro desde os primeiros minutos.
Na derrota por 91 a 72, a pivô Gabriela somou 10 pontos e 10 rebotes.
O segundo jogo acontecerá no dia 08. Em caso de nova vitória, o Benfica fica com o título português.
Por fim, a Liga Francesa abrirá hoje suas quartas-de-final.
Mas o primeiro encontro entre o Villeneuve e o Montpellier marcará a despedida de Clarissa da competição.
O Villeneuve havia trazido a brasileira ao encerramento da fase regular da Liga Turca, competição na qual a brasileira defendia o Izmit.
O contrato da brasileira tinha duração de dois meses (de 05 de março a 05 de maio), período pelo qual a direção do clube autorizou o aumento da folha de pagamento para sua contratação.
O último jogo do Villeneuve foi no dia 06 de abril. Só hoje (04 de maio) o time retorna às quadras, por problemas no calendário da Liga relacionados à COVID e à participação dos clubes franceses nas competições europeias.
Quando a Liga enfim confirmou a disputa e o formato dos play-offs em 10 de abril, a direção do clube não autorizou a prorrogação do contrato da brasileira. Por questões burocráticas a prorrogação teria que ter sido solicitada até o último jogo do time (06 de abril).
Mais uma vez bastante elogiada em mais uma passagem pelo basquete francês, a jogadora teve seu nome apontado como possível reforço do Landes para a próxima temporada.
por Bert – Painel LBF
(04 de maio de 2021)