Europa
SÉRVIA É A CAMPEÃ DO EUROBASKET
A seleção da Sérvia conquistou de forma invicta no último domingo (27 de junho de 2021) o seu segundo título do EuroBasket.
Na competição disputada em Valência (Espanha), as sérvias dominaram as francesas com uma defesa bastante agressiva e fecharam a final em 63 a 54, reeditando o confronto da decisão de 2015 que também teve o mesmo desfecho.
É a quinta prata consecutiva da seleção francesa no torneio, que perdeu as outras três decisões para a Espanha.
No jogo final, a sérvia contou performances destacadas de Yvonne Anderson (18 pontos) e de Jelena Brooks (15).
A MVP do torneio, no entanto, foi Sonja Vasic (12 pontos, 8 rebotes e 6 assistêcias na final).
Na decisão do bronze, a Bélgica derrotou a Bielorrússia por 77 a 69, com 21 pontos, 10 rebotes e 5 assistências de Emma Meesseman.
A quarta colocação da Bielorrússia mostra que o país ainda consegue se manter competitivo mesmo após a perda de algumas de suas estrelas, repetindo a posição das edições de 2009 e 2015. A seleção bielorrussa conta com uma atleta naturalizada com passagem pela LBF: a armadora americana Alex Bentley.
A competição distribuiu seis vagas para os torneio classificatórios para o Mundial da Austrália (2022).
Além dos quatro semifinalistas, conseguiram o feito: a quinta colocada Bósnia (que contou com uma aparição brilhante de sua atleta naturalizada, a americana Jonquel Jones, dona de médias de 24.3 pontos e 16.8 rebotes) e a Rússia, sexta colocada e responsável pela maior surpresa do torneio: a eliminação da super-poderosa Espanha.
A seleção final do torneio contou com as já citadas Sonja Vasic, Jonquel Jones e Emma Meesseeman, além da ala francesa Endene Miyem e da armadora belga Julie Allemand.
Com o resultado final, a Espanha, finalista da última Olimpíada (2016) e com três medalhas em Mundiais, não disputará o Mundial de 2022 a não ser que vença os Jogos Olímpicos de Tóquio, previstos para o próximo mês. Caso as espanholas consigam essa façanha, a FIBA teria que ajustar a forma de disputa do Pré-Mundial.
Além dos seis países europeus, por enquanto, os torneios classificatórios terão os quatro semifinalistas da AmeriCup (Estados Unidos, Porto Rico, Brasil e Canadá), o país sede do Mundial (Austrália – com vaga garantida), mais três representantes do bloco Ásia/Oceania e dois representantes africanos.
O AfroBasket será em Camarões entre 17 a 26 de setembro.
A Asia Cup não tem sede definida e está previsto para 26 de setembro a 03 de outubro.
por Bert – Painel LBF
(28 de junho de 2021)